Rafael Chaves participa em debate sobre transição energética na CERAWeek 2023

Postado em 08/03/2023

Texto copiado!

O diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves, participou do painel “Can This Energy Transition Be a Revolution?” na CERAWeek, em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 08/03. O evento, que é um dos principais da indústria de energia no mundo, reúne representantes de empresas, institutos de pesquisa, universidades, governos e outros setores ligados à área de energia, com o objetivo de debater novas ideias e desafios do setor.

No painel, dedicado as discussões sobre estratégias para a transição energética, Chaves destacou a importância do setor de óleo e gás num cenário de transição gradual, reforçando que a transição energética precisa ser justa, garantindo energia limpa, acessível e barata a todos.

Chaves citou ações da Petrobras para descarbonizar suas operações, destacando a produção de petróleo com baixa emissão de carbono no pré-sal; a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas patenteadas, como o HiSep; e o desenvolvimento de produtos com menor emissão (escopo 3), como Diesel R, com conteúdo renovável, e o bioquerosene de aviação (BioQav).

O diretor também mencionou a importância das parcerias para a transição energética, que deve levar em consideração as soluções baseadas na natureza.

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, na linha de Florestas, a Petrobras já apoia 21 projetos voltados para a mitigação das mudanças climáticas, abrangendo o equivalente a 3% do território brasileiro em áreas conservadas ou recuperadas em parceria com organizações da sociedade civil.

Recentemente, a Petrobras lançou um edital no valor de R$ 432 milhões para projetos socioambientais, valor recorde para seleções públicas desse tipo. Também investe, em parceria com o BNDES, na iniciativa Floresta Viva, matchfunding voltado para a restauração biológica em biomas brasileiros – o primeiro edital, lançado no final de 2022, apoia projetos de recuperação de manguezais.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Um inesperado erro ocorreu.
Um inesperado erro ocorreu.

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Um inesperado erro ocorreu.
Um inesperado erro ocorreu.