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Com boi-bumbá de Parintins e festas de São João, Petrobras reforça patrocínio a festivais populares no Norte e Nordeste
Rondinelle de Paula
O patrocínio aos festivais reforça o posicionamento da Petrobras como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, valorizando a diversidade cultural e contribuindo para movimentar a economia local
Download O patrocínio aos festivais reforça o posicionamento da Petrobras como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, valorizando a diversidade cultural e contribuindo para movimentar a economia localQuatro das maiores e mais tradicionais festas das regiões Norte e Nordeste do Brasil terão patrocínio da Petrobras em 2025: o Festival de Parintins e as festas de São João de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), além do São João do Reencontro, que inclui 27 municípios da Bahia. O patrocínio aos festivais reforça o posicionamento da Petrobras como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, valorizando a diversidade cultural e contribuindo para movimentar a economia nessas regiões.
Segundo a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira, “ao investir em eventos como o Festival de Parintins e as festas de São João do Nordeste, a Petrobras entrega energia para fortalecer a identidade do nosso povo, da nossa cultura, da nossa tradição e da nossa história. Os festivais refletem a riqueza de nossa brasilidade e mostram como a cultura molda nossa identidade e conecta as pessoas”.
Uma das maiores tradições da Região Norte, o Festival de Parintins, no Amazonas, tem o patrocínio da Petrobras renovado para os anos de 2025 e 2026. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o boi-bumbá de Parintins é o maior festival folclórico do mundo e um dos principais motores da economia local, gerando mais de 29 mil empregos diretos e indiretos. Todos os anos, cerca de 120 mil turistas lotam a cidade de Parintins para assistir à disputa entre os dois bois rivais, Caprichoso e Garantido, em apresentações famosas pela riqueza das danças e músicas com temas da cultura amazônica, evocando preservação ambiental e justiça social, unindo a tradição do boi-bumbá do Norte do Brasil com a modernidade das alegorias.
Na região Nordeste, a Petrobras patrocina as festas de São João de Caruaru e Campina Grande, reconhecidas por lei como Patrimônio Cultural do Brasil, e o São João do Reencontro, na Bahia. Além de serem momentos de reencontros familiares e celebração da cultura nordestina, com músicas, danças e comidas típicas, as festas juninas também geram empregos e impulsionam a economia local com o turismo.
Com público previsto de 2,9 milhões de participantes, o festejo em Campina Grande tem 38 dias de programação incluindo artistas renomados de diversos estilos musicais, como Geraldo Azevedo, Alceu Valença, João Gomes, Alok, entre outros. O impacto na economia de Campina Grande é significativo, com previsão de movimentar R$ 600 milhões, beneficiando os setores de hotelaria, alimentação, artesanato, entre outros.
Por sua vez, o São João de Caruaru receberá uma programação de shows divididos em 3 palcos – um deles, o Polo Mestre Vitalino, passa a ter naming rights da Petrobras. Com público estimado de 3,7 milhões de pessoas, a festa em Caruaru tem potencial de movimentar mais de R$ 680 milhões na economia local. Entre outras atrações, estão confirmados artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Léo Santana, Bruno e Marrone, numa programação eclética que vai desde a música tradicional até estilos modernos e alternativos.
A Petrobras contará com ações de divulgação da marca nas festas juninas, como um trem cenográfico em Caruaru, com ações culturais da região, como xilogravuras e pífanos, e cenários instagramáveis em Campina Grande. Para animar as festas também nas redes sociais, a empresa divulga a “Maior Playlist de Músicas de São João do Mundo” e a “Maior Playlist de Toadas do Mundo” no Spotify.
Na Bahia, o patrocínio ao São João do Reencontro inclui as festas nos municípios de Abaíra, Conceição do Almeida, Nova Soure, Castro Alves, Cachoeira, Alagoinhas, Entre Rios, Ribeira do Amparo, Madre de Deus, Catu, Almadina, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Amargosa, São Felipe, Brumado, Cipó, Fátima, Sapeaçu, Coaraci, Heliópolis, Tucano, Cabaceiras do Paraguaçu, Itaju do Colônia e Itabuna. Juntos, esses festejos somam mais de 100 apresentações musicais em 20 dias de festa, valorizando a diversidade e as raízes da cultura local, incrementando o turismo e a economia criativa com potencial de movimentar mais de R$ 50 milhões, gerando empregos diretos e indiretos.
O Programa Petrobras Cultural conta atualmente com 236 projetos, presentes em todos os estados brasileiros. São festas populares, festivais, cinema, teatros, artes visuais, dança e muitas outras manifestações da cultura brasileira.
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