Petrobras assina convênio com projeto voltado ao universo literário

Navegando na Poesia visa promover o acesso à leitura e à escrita para mais de quatro mil crianças do ensino fundamental de escolas públicas na região da Bacia de Campos

Postado em 08/09/2022

Texto copiado!

A Petrobras assinou convênio com a Associação Raízes para a execução do projeto Navegando na Poesia. A iniciativa visa promover o acesso à leitura e à escrita para mais de quatro mil crianças dos 3º e 4º anos do ensino fundamental da rede pública em comunidades socialmente vulneráveis de 11 municípios na região da Bacia de Campos. Serão, no total, 43 escolas dessas localidades e 150 educadores que atuam nessas instituições.
 
O projeto prevê, ao longo de três anos, criar e alimentar biblioteca virtual, realizar mais de 100 oficinas literárias com professores — além das oficinas com os educandos — e promover eventos literários, tanto nas escolas, quanto abertos à comunidade.
 
A expectativa do Navegando na Poesia é atingir 4.380 participantes diretos dos municípios: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Carapebus, Casemiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
 
No convênio celebrado anteriormente, de 2019 a 2021, o projeto contemplou quatro mil educandos de 40 escolas e 438 professores da rede pública de ensino de seis municípios, além de fornecer material didático para as secretarias de Educação Municipais parceiras para a elaboração das aulas online durante a pandemia.
 
O encerramento desse ciclo contou com a publicação de um livro com as produções ilustradas de 340 educandos, com versão digital e física. O título “Vamos Brincar de Poesia?” ganhou seis versões, uma para cada cidade. Foram produzidos e impressos 6.500 livros com registro no ISBN (sigla em inglês para Padrão Internacional de Numeração de Livro). Cada criança da escola participante recebeu um exemplar; os escritores, cinco; e a escola, uma coleção de seis exemplares.


FOTO CRISTINA AMORIM

O Navegando na Poesia integra a linha de atuação Educação do Programa Petrobras Socioambiental. O apoio às atividades educacionais e de contraturno escolar são demandas frequentes apontadas por comunidades da área de abrangência das operações da companhia e visam contribuir para a redução da evasão escolar, melhoria da média escolar dos estudantes e colaborar para o acesso a novos aprendizados por parte das crianças participantes. Por meio dos projetos socioambientais, a Petrobras pode disseminar informações sobre segurança operacional, esclarecer dúvidas sobre seus negócios e estabelecer vínculos com comunidades que vivem próximas às suas instalações.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: