O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
AVISO DE PAUTA - Rumo à COP30: Ministério da Gestão promove o Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática nesta quarta-feira (15/10)
Evento no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio, reúne líderes de estatais brasileiras e especialistas internacionais para debater o potencial das empresas em liderar investimentos na economia verde
Geraldo Falcão / Agência Petrobras
Centro de Pesquisa e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro
Download Centro de Pesquisa e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de JaneiroO papel estratégico das empresas estatais na transição para uma economia verde será o foco do Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática, que ocorre nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro. No marco dos preparativos à COP30, o evento é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Petrobras. A participação da ministra da Gestão, Esther Dweck, no evento deverá ocorrer no período da tarde.
A sessão de abertura será composta pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, pela secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MGI, Elisa Leonel, pelo vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa, Jean Benevides, pela diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, e pelo gerente de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, Gabriel Maceron Santamaria.
Ao longo do dia, durante os painéis temáticos, destacam-se ainda as presenças, do presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), Thiago Prado, além do diretor da Itaipu, Enio Verri, e de representantes da Conab e da Embrapa.
A agenda terá quatro painéis. Pela manhã, a conversa será sobre a transição energética e, em seguida, o cenário econômico global; à tarde, financiamento verde e ação climática inclusiva, respectivamente.
Autoridades do setor econômico governamental de países como Alemanha, Chile, China e Colômbia também foram convidados. Pelo setor acadêmico, participam Tilman Altenburg, do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Jayati Ghosh, da Universidade de Massachusetts Amherst, e Philippe Benoit, professor visitante da SciencesPo-Paris.
Completam os painéis representantes do BB, do BNDES, da Caixa e da empresa estatal Petronas, da Malásia, além de integrantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Fazenda (MF), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Frente Única dos Petroleiros (FUP) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro tem o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e da Open Society Foundations (OSF).
A secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, destaca que as empresas públicas representam mais de 10% do PIB global (20% no Brasil) e quase um terço dos investimentos em infraestrutura.
“São, portanto, decisivas para o sucesso – ou o fracasso – das metas climáticas internacionais”, afirma Leonel, que complementa: “discutir o papel das estatais na ação climática é discutir o futuro do desenvolvimento. São elas que têm capacidade de liderar a transformação rumo a uma economia mais verde, resiliente e inclusiva”.
Credenciamento de Imprensa
Os veículos de imprensa interessados em cobrir o evento podem realizar o credenciamento por meio do formulário: https://forms.office.com/r/rr68p6Gx01
Serviço
Data: 15/10, quarta-feira
Horário: das 9h às 10h (abertura), das 10h às 18h (painéis)
Local: Centro de Pesquisa e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro (Rua Horácio Macedo, 950 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão – Acesso pela Portaria 5)
Modalidade: presencial
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: