O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras instala monumento em Macaé em comemoração aos seus 70 anos
Equipamento fundamental em atividades submarinas, a árvore de natal molhada é um símbolo do pioneirismo da Bacia de Campos na exploração de águas profundas
Foto: Jaqueline da Silva Carvalho / Agência Petrobras
Petrobras instala monumento em Macaé em comemoração aos seus 70 anos
Download Petrobras instala monumento em Macaé em comemoração aos seus 70 anosComo parte das comemorações pelos seus 70 anos, a Petrobras inaugurou nesta segunda-feira (02) um monumento no Trevo da Rodovia Amaral Peixoto, na Praia Campista, próximo à Base Imbetiba, onde funciona a maior parte dos escritórios e atividades operacionais da companhia em Macaé, estado do Rio de Janeiro.
Participaram do descerramento o Gerente Geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Alex Murteira Célem; o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, entre outras autoridades.
Em seu discurso, o Gerente Geral da unidade destacou o simbolismo deste monumento, uma vez que o equipamento era utilizado no Campo de Marlim, um dos primeiros a passarem pelo projeto de revitalização. "Amanhã a Petrobras completa 70 anos e Bacia de Campos sempre foi pioneira nas inovações para a nossa indústria no Brasil. O Campo de Marlim, de onde foi extraído esse equipamento, é extremamente importante, porque nele a gente desenvolveu as principais tecnologias presentes hoje. Aqui em Macaé está um dos principais polos tecnológicos e essa energia de vocês está simbolizada nesse monumento", disse.
Já o prefeito de Macaé, Welberth Rezende falou da importância da Petrobras no desenvolvimento econômico e social do município e agradeceu pelas décadas de parceria entre a estatal e o município. "Se Macaé hoje vive esse momento de pleno desenvolvimento é porque, lá trás, a Petrobras tomou a decisão estratégica de investir aqui. Se passamos de uma bucólica vila de pescadores para a cidade sede dos principais investimentos do Estado, tudo isso devemos à Petrobras. Esse momento é o símbolo da resiliência e trabalho de uma empresa que tanto fez pela gente e tanto faz pelo Brasil. Que venham mais 70 anos! ", disse.
Árvore de Natal Molhada
Esse equipamento submarino simboliza a expansão das fronteiras da Petrobras, pois representa o início da exploração em águas profundas, cujo marco ocorreu na Bacia de Campos no campo gigante de Marlim.
Esta árvore de natal molhada foi instalada em novembro de 2001, no poço 7-MRL-104D-RJS. O poço teve pico de produção de 17,5 mil barris por dia, alcançando uma produção acumulada de 40,2 milhões de barris.
O campo de Marlim foi descoberto em 1985. O piloto de produção e seu desenvolvimento tiveram início em 1991, chegando a ter 10 unidades operando simultaneamente. Este ano, algumas dessas unidades estão sendo substituídas pelos FPSOs Anna Nery e Anita Garibaldi, um grande marco na revitalização do campo dessa empresa desbravadora.
Marlim é um dos campos com maior produção acumulada da companhia. Várias tecnologias e inovações foram testadas e implementadas ao longo da trajetória desse campo, levando à Petrobras a ganhar alguns prêmios OTC (Offshore Technology Conference).
A árvore de natal molhada (ANM) é um sistema complexo, seguro e inteligente de válvulas, instalado no leito marinho, em poços submarinos. Ela tem esse nome devido à sua aparência ramificada, com várias válvulas, conexões e tubulações que se assemelham a uma árvore de natal decorada, com enfeites. Sua função principal é controlar o fluxo de petróleo ou gás natural a partir do poço submarino.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: