Petrobras participa de debate sobre gás natural na CERAWeek

Diretor Mauricio Tolmasquim comenta sobre desafios do setor, novos projetos de gás e o potencial brasileiro para o mercado de hidrogênio verde

Postado em 20/03/2024

Texto copiado!

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, participou nesta quarta-feira (20/3) do painel “Latin America’s Natural Gas Future”, durante a CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos. Com representantes de empresas da Argentina, México e Colômbia, além da Petrobras, o tema central do debate foi o desafio de desenvolver o potencial das reservas de gás e também de soluções tecnológicas para reduzir o custo do hidrogênio verde e aumentar sua escala.
 
Os participantes do debate concordaram que a América Latina é rica em recursos energéticos de qualidade e com grande potencial. Foram unânimes também em listar os principais desafios para desenvolvimento deste potencial, que passa por planejamento, infraestrutura e menores custos.
 
“A previsão é que, até 2030, o Brasil será o país com o menor custo de operação de hidrogênio verde”, comentou Tolmasquim. O diretor defende que novas tecnologias estão sendo estudadas para baratear a produção do hidrogênio verde.
 
O executivo também comentou que a Petrobras consome grandes volumes de hidrogênio cinza nas suas atividades de refino, por isso a companhia vê o mercado de hidrogênio verde como uma oportunidade. “Podemos substituir o hidrogênio cinza pelo verde nas nossas refinarias”, destacou.
 
Em relação ao mercado de gás, Tolmasquim comentou que uma das estratégias da Petrobras é a expansão da oferta, investindo em infraestrutura de projetos como o Rota 3, que contará com gasoduto com capacidade de 18 milhões de m3 por dia; o projeto BMC-33 que prevê um gasoduto com capacidade de 16 milhões de m3 por dia; e Sergipe Águas Profundas – SEAP, que prevê mais 18 milhões de m3 por dia de capacidade.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Um inesperado erro ocorreu.
Um inesperado erro ocorreu.

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Um inesperado erro ocorreu.
Um inesperado erro ocorreu.