O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Primeiros resultados trimestrais sob nova gestão da Petrobras são apresentados em coletiva de imprensa
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e os diretores da companhia apresentaram os resultados financeiros e operacionais da companhia durante coletiva de imprensa, on line, na tarde desta sexta-feira (12/5). Confira alguns dos principais temas abordados no evento:
Margem Equatorial
Prates e a gerente executiva da área de Exploração e Produção da Petrobras, Ana Paula Zettel, esclareceram sobre o atual status do projeto na Margem Equatorial, região que se estende pelo litoral de estados brasileiros das regiões Norte e Nordeste. Jean Paul e Ana destacaram que a Petrobras vem atendendo todos as solicitações feitas por órgãos ambientais e buscando diálogo. Prates ressaltou que esteve pessoalmente com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conversando sobre os projetos da Petrobras na região. O presidente reafirmou que a Petrobras respeitará qualquer que seja a decisão tomada pelo governo em relação à Margem Equatorial.
Política de Preços
O presidente da Petrobras revelou que na próxima semana será feito um anúncio sobre estratégia comercial e de preços da companhia. Prates voltou a explicar que a Petrobras praticará preços seguindo referência internacional e competitividade interna em cada mercado que participamos. Jean Paul voltou a afirmar que a Petrobras não perderá vendas e terá preço mais atrativo para os clientes.
Diesel R e Aumento da capacidade de Refino
O diretor de Processos Industriais e Produtos, William França, falou sobre as previsões para o Diesel R5, que é composto de 5% de matéria-prima renovável. Ou seja, para cada 100 litros de Diesel, 95 são de origem mineral e 5 litros são renováveis. A REPAR tem capacidade para produzir 1,6 bilhão de litros/ano e vai passar para 4 bilhões litros/ano. Já a Refinaria de Cubatão (RPBC) vai começar a operar o coprocessamento em agosto, com produção de 700 milhões de litros/ano de capacidade instalada. Sobre o Diesel R100, com 100% de matéria-prima renovável, a capacidade da planta de projeto é 2 milhões de metros cúbicos/dia, em Cubatão. A previsão é 2027, podendo ser antecipado. Além disso, a Petrobras estuda uma planta no GASLUB, com a mesma capacidade de Cubatão, e outra na RNEST.
Sobre a possível ampliação do parque de refino, França destacou que são 500 mil barris, com ganho em S10. Essa é a proposta, segundo ele, destacando que os projetos não levam em consideração refinaria nova, mas dentro do parque atual de refino, equivalente a duas REDUCs.
Revisão de Plano Estratégico
O presidente Jean Paul Prates também destacou que o Plano Estratégico da Petrobras está sendo revisado. A proposta é que sejam incorporadas à companhia de forma mais contundente diretrizes e projetos relativos à transição energética, que contemplem, por exemplo, o uso de fontes renováveis de energia. Prates salientou que esses projetos devem ser capazes de gerar retorno financeiro para a companhia e para a sociedade no médio e longo prazo.
Revitalização de Marlim e contratações no Brasil
O diretor executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, falou sobre o status do projeto de revitalização do Campo de Marlim. O Ana Nery iniciou a sua produção no último fim de semana, com dois poços conectados e produção de 10 mil barris. O Anita Garibaldi está em processo de ancoragem, correndo bem, sem percalços. Travassos citou ainda o desafio de retirar nove unidades, de modo criterioso no que diz respeito ao descomissionamento das instalações e uma desmobilização verde.
Sobre os estaleiros nacionais, o diretor ressaltou que esse é um tema caro e importante para a Petrobras. Hoje, contando os módulos de processo que estão em construção ou estarão até final de 2023, são 53 apenas no Brasil. Quando se olha para 2024, uma vez atendidos os requisitos de conteúdo local postos, nós teremos mais de 61 módulos de construção, segundo ele.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: