Presidente da Petrobras participa de lançamento do Novo PAC

Postado em 11/08/2023

Texto copiado!

"Ana Lu, governadores, governadora Fátima, minha querida conterrânea. Petroleiros e petroleiras, eletricitários e eletricitárias, estamos juntos. Obrigado, ministros e ministras. Eu vou ser bem rápido. A nossa contribuição como Petrobras para o PAC, para o governo do presidente Lula, é singular, significativa e extremamente revigorante para todos nós da Petrobras. Nós estamos de volta. Lula voltou, o Brasil voltou e a Petrobras voltou. E voltou pra Amazônia, estivemos juntos na cúpula. 

Governador Helder, mais uma vez obrigado por nos receber lá carinhosamente, todos os governadores do Norte. Vamos voltar a ministra Marina com muita responsabilidade, muita atenção com a Floresta Amazônica, com muita preservação, muita sustentabilidade e bancando, como bancamos até hoje, o maior programa de reflorestamento 3% do território brasileiro pela Petrobras. 

Não está no PAC porque é compensação ambiental, mas é uma grande contribuição, uma contribuição importantíssima que a Petrobras promove no Brasil. Somos R$ 323 bilhões, 47 projetos desde sistemas de produção no pré-sal. Estamos revitalizando o governador Alckmin, os campos convencionais, não do pré-sal. Estamos revitalizando Marlim, Albacora, Roncador, projetos importantes, presidentes, da época dos governos Lula e Dilma que estão sendo revigorados. 

Vamos produzir mais, com novas tecnologias. Nesse processo, vamos tirar plataforma de sistemas de produção antigos e vamos disso, comissionados, trazendo novas plataformas construídas no Brasil, navios construídos no Brasil. Vamos lotar os nossos estaleiros de novo, no Rio de Janeiro, na Bahia, no Nordeste, no Sul. Já temos os estaleiros de Rio Grande revigorados. Então, nós estamos muito radiantes como o presidente Lula nos inspira. 

Como bem diz meu colega, ministro das Minas Energia, com quem estamos sim, muito concatenados, muito integrados, trabalhando juntos. Estamos trabalhando também, por fim, na transição energética. Estamos transformando nossas refinarias em biorefinarias. Teremos a primeira, que é uma refinaria de 1937, inaugurado por Getúlio Vargas, lá em Rio Grande, transformado na primeira biorefinaria do Brasil, produzindo produtos hoje derivados de petróleo, 100% a partir de óleo vegetal. Vamos entrar no mercado do óleo vegetal, seja fabricando biodiesel, seja através do processamento. 

Já estamos hoje produzindo na refinaria do Paraná, Diesel com 5% de conteúdo renovável, ou seja, óleo com óleo vegetal colocado nas refinarias, e vamos crescer essas produções. Vamos ser grandes fomentadores da agricultura familiar. 

Agora sim, agora vai o programa do óleo vegetal, junto com os produtores de biodiesel e não competindo contra eles. Vamos também, como eu já disse, construir pelo menos 25 navios, 26 descomissionamento. Vamos, portanto, ter movimentação suficiente. É praticamente equivalente ao pico da produção dos nossos estaleiros nacionais, ainda no seu governo Presidente Lula, e projetos de fertilizantes e biopetroquímica, ministra Mirian, nós deixamos de formas, colocamos as diretrizes, está lá e até novembro vamos fazer um anexo aqui a esse PAC com petroquímica e fertilizantes. 

Inclusive, a ministra Simone, o governador de Mato Grosso do Sul, a nossa Usina de Três Lagoas e outras que virão anúncios importantes. Vamos nos reconectar com nossos vizinhos e parceiros; Bolívia, Venezuela, Argentina. Sem absolutamente nenhuma vergonha disso, mas para ajudá-los e para nos ajudar. Projetos econômicos, projetos viáveis. Vamos continuar, porque já estamos fazendo isso, valorizando as pessoas e a governança do Spinelli e diretora Clarisse. Lá na Petrobras, as pessoas da Petrobras, as pessoas que trabalham para a Petrobras e as pessoas que convivem com a Petrobras, nas comunidades, nas cidades e no campo. 

Estamos fazendo agora o chamado para mais 2000 concursados de um concurso que já foi realizado e estamos com mais 500 vagas em concurso para serem abertas. Portanto, a nossa parceria com o PAC é também geração de emprego, é também o efeito multiplicador das nossas atividades no Norte, no Nordeste, governadora Fátima, governador Elmano, Governador Gerônimo, estamos recuperando todos os nossos empreendimentos. 

Vamos voltar e ficar no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia, em Sergipe, Alagoas. Portanto, queridos amigos, todos os que nos abraçam nesse dia, que abraçam o presidente Lula e a presidenta Dilma. Essa é uma realização de todos e todas nós. Nós estamos de braços abertos, já disse as várias ministras e ministros do governo, a Petrobras está aberta para as parcerias com a ciência, tecnologia, com as mulheres, com a cultura, com o esporte, com todas as áreas onde a Petrobras já atuava e o meio ambiente, principalmente. Temos essas áreas como prioridade, a educação, a saúde, todas essas áreas são do nosso alcance, responsabilidade social no nosso alcance. 

E a Petrobras tem o dever, mais do que do voluntarismo, é o dever de uma empresa estatal, estar participando desses processos, ser parceiro de cada um, de cada uma de vocês, ministros do nosso governo. Portanto, quero encerrar com o nosso slogan, que não é à toa, ele é como o presidente Lula que nos inspira, que é o nosso novo slogan, o slogan que vocês já estão vendo. A Petrobras também voltou para as campanhas publicitárias com uma mensagem positiva, uma mensagem brasileira, uma mensagem soberana, uma mensagem de responsabilidade. O Brasil é a nossa energia. Obrigado".
 

Confira aqui o áudio.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: