Petrobras na OTC: Premiação e busca por novas fontes de energia

Diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, participou da abertura do congresso e falou sobre transição energética

Postado em 24/10/2023

Texto copiado!

O diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José Travassos, participou na manhã desta terça-feira (24/10) da abertura do congresso OTC Brasil 2023, que acontece até a próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro. O diretor adiantou que a companhia receberá o prêmio OTC Distinguished Achievement Award Brasil 2023, que enfatiza a liderança da companhia nas atividades offshore, bem como na tecnologia desse segmento.

A Petrobras receberá, na quinta (26/10) o prêmio em reconhecimento ao desenvolvimento de uma tecnologia pioneira voltada à construção e intervenção de poços: a ancoragem de BOP (Blowout Preventer – equipamento de segurança que controla a pressão do poço) associada à análise de riser (coluna de interligação da sonda ao poço) em tempo real. Essa inovação tecnológica permite a utilização de sondas mais modernas de posicionamento dinâmico, utilizadas em águas profundas e em águas rasas, substituindo a utilização de unidades ancoradas.

Em sua fala, Travassos destacou o aniversário de 70 Anos da Petrobras, “uma jovem senhora, que vem se renovando”, para completar que “o óleo e o gás serão a fonte de energia durante muitos anos, mas que a Petrobras foca o olhar no futuro da indústria”.

O diretor lembrou que esse será o segundo prêmio recebido pela Petrobras na OTC Brasil e que, em âmbito internacional, a companhia já recebeu mais quatro premiações no congresso. O diretor destacou que a companhia bateu pelo segundo ano consecutivo o recorde de pedidos de depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “A companhia construiu um ambiente de inovação, que vai nos direcionar para o futuro”, afirmou Travassos, explicando que o caminho de inovação tecnológica também está apoiando a companhia na sua atuação na transição energética justa. “Essa é uma trajetória na qual precisaremos andar juntos com os parceiros e fornecedores”.

Para o diretor, o setor de energia está diante de um desafio global: “Conciliar a expansão do acesso à energia, a segurança energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa nos prazos necessários e a custos aceitáveis para a sociedade. A prontidão para a transição energética envolve a necessidade de criar um ambiente que envolve diversos fatores, como regulamentação, infraestrutura, capital humano, fontes de financiamento e novas tecnologias para uma reestruturação dos sistemas energéticos existentes hoje”, concluiu Travassos.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: