Petrobras faz capacitação de novos empregados em parceria com o SENAI

Aprovados no mais recente concurso da companhia passam por treinamentos em parceria entre a Universidade Petrobras e o SENAI. Os novos técnicos estão sendo formados na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo

Postado em 28/12/2023

Texto copiado!

Cerca de mil técnicos recém-contratados da Petrobras começaram um programa de formação para estarem aptos a iniciar efetivamente em suas atividades dentro da companhia. A ação é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), envolve profissionais de todo o país aprovados no concurso mais recente e faz parte de uma investida nacional da empresa, que terá formações para equipes nos estados do Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Aprovados para cargos em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo, os técnicos passarão por salas de aula e laboratórios de escolas da rede SENAI. A parceria se dá por meio da Universidade Petrobras, tradicional centro de formação da companhia, que investe fortemente na qualificação das equipes de trabalho. A conclusão nos cursos de formação é pré-requisito para o trabalho na empresa.

Para o gerente dos Centros de Ciências e Tecnologias em Engenharia da Universidade Petrobras, Guilherme Sargenti, a parceria com o SENAI é importante, pois, além de ajudar na qualificação do profissional, possibilitou estender a capacitação para regiões mais próximas das áreas operacionais, através de um projeto de regionalização interna. “Buscamos identificar instituições de referência que pudessem auxiliar com infraestrutura de qualidade e capilaridade no Brasil. Queremos desenvolver os profissionais mais próximos ao dia a dia e trazer a vivência das áreas de atuação para dentro da sala de aula e para o processo de capacitação”, explicou Sargenti.

Ainda segundo Sargenti, a parceria entre a Universidade Petrobras e o SENAI para realização dos cursos em diversas partes do país traz um viés estratégico para a Petrobras, já que possibilita que se desafogue os centros de ensino que tradicionalmente já apoiavam a companhia. “Também tem um viés educacional muito relevante para os alunos, que é uma oportunidade de receber uma formação de qualidade reconhecida pelo mercado, com profissionais e estrutura de primeiro mundo. Ao sistematizar esses treinamentos com alta tecnologia nos SENAIs, a Petrobras também está contribuindo para a melhoria da formação do público em geral, e esperamos que no curto prazo isso ajude a termos mais técnicos especializados disponíveis próximo às nossas áreas de negócio”, reforçou o gerente. 

O conteúdo programático e a carga horária foram construídos por comitês do SENAI com a Petrobras, explica a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, Amora Vieira.  Para a executiva, a iniciativa traz perspectivas positivas para o mercado. “Nós entendemos esse programa como uma retomada importante na formação de pessoas e nas contratações da indústria do petróleo. O SENAI analisa e mapeia esse movimento como alavanca do setor produtivo, capaz de gerar mais demandas por mão de obra qualificada e consequentemente por serviços na economia, a partir da inserção de novos profissionais no processo produtivo do setor”, acrescenta.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: