Petrobras capacita mais de 6 mil gestores em saúde mental

Atenção total às pessoas é uma das prioridades na estratégia da companhia

Postado em 04/09/2023

Texto copiado!

No mês da campanha Setembro Amarelo, a Petrobras reforça o seu compromisso com o tema destacando os resultados dos programas e iniciativas de atenção total às pessoas, uma das suas diretrizes.  Acreditando que este movimento deve envolver a alta liderança e garantir o cuidado dos trabalhadores, a companhia concluiu a capacitação em saúde mental de todos os seus 6.560 gestores. Com isso, a Petrobras espera fortalecer os princípios de saúde integral e oferecer ferramentas que auxiliem a preservação do bem-estar psicológico no dia a dia de trabalho.

Além da liderança, também foram qualificados em saúde mental 558 profissionais de saúde que atuam no atendimento aos trabalhadores da companhia, direta ou indiretamente. Essas capacitações estão alinhadas ao movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU, ao qual a Petrobras aderiu em 2023. A iniciativa convida empresas a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade no combate ao estigma e ao preconceito ao redor da saúde mental – uma causa com a qual a companhia é engajada há alguns anos.

Investindo na promoção da saúde mental desde 2012,  a Petrobras consolidou seu Programa de Saúde Mental baseado no tripé de ações ambientais, coletivas e individuais, considerando os cinco níveis de atenção à saúde mental: cultura e promoção; proteção; acompanhamento; prontidão; e vigilância. 
 
Em abril deste ano, a nova gestão da Petrobras lançou mais uma estratégia do  Programa de Saúde Mental: o projeto Jornada Escuta Sentinela, uma ação de busca ativa que visa identificar proativamente casos de empregados com demandas de saúde mental, que passam a ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar (formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos), que adota medidas para o melhor tratamento e bem-estar do empregado. 
 
“Integrar o grupo de empresas brasileiras que participam do Pacto Global da ONU para promoção da saúde mental corrobora como a Petrobras prioriza o tema, trabalhando-o de forma preventiva, humanizada e responsável. Formamos uma rede de proteção proativa em que todos os níveis de gestão estão envolvidos, a fim de aprimorar continuamente nossas ações de acolhimento, escuta ativa e promoção do bem-estar de cada um dos nossos empregados para construir ambientes de trabalho mais saudáveis”, destaca a diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti.
 

Saúde mental como prioridade

Na promoção da saúde mental, a Petrobras reconhece a importância de iniciativas conjuntas com diferentes parceiros. Exemplo disso foi a criação de um grupo de trabalho (GT) de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e Saúde Mental, que conta com representantes das entidades sindicais, e de saúde e segurança da Petrobras e de subsidiárias. O GT teve como um dos resultados desse trabalho colaborativo a aprovação da possibilidade de teletrabalho integral para trabalhadores em situações específicas de saúde (ou com filhos nessas condições), que permanecem acompanhados pelas áreas de saúde e recursos humanos da empresa. 

A Petrobras realiza ainda, ao longo de todo o ano, programas internos de educação em saúde que abrangem palestras, lives e circuitos de saúde, promovendo e debatendo o bem-estar psicológico. Pesquisas de engajamento que contemplam a percepção dos empregados em relação ao bem-estar no trabalho também são rotina, tendo a última 10 mil respondentes. 

Outro importante projeto perene da Petrobras com foco em saúde mental é o plantão 24h de suporte psicológico e serviço social, que, somente em 2023, até o momento, registrou 3.200 atendimentos sociais em saúde e 130 atendimentos psicológicos em prontidão. O canal, uma orientação de saúde mental preconizada internacionalmente, funciona como alternativa de assistência integral e imediata de orientação e monitoramento de demandas psicossociais dentro e fora do ambiente de trabalho.
 

Petrobras participa de evento da ONU

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, durante a semana da Assembleia Geral da ONU, a sede da instituição, em Nova Iorque, receberá o evento SDGs in Brazil (em referência ao Sustainable Development Goals, do Pacto Global) e a Petrobras marcará presença, representada pela gerente geral de Saúde, Lilian Viterbo, no painel “Renda, Saúde mental: o futuro do trabalho, gênero e raça”.

Esse será o maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo para o mercado brasileiro, com o objetivo de conectar grandes líderes globais para escalar os impactos das iniciativas e acelerar a Agenda 2030. 

“A Petrobras tem muito a contribuir no debate sobre saúde mental e mostrar como as ações podem ser múltiplas. Significa muito estarmos aqui. Somos uma empresa presente no Brasil todo, um país de dimensão continental com diferentes culturas, o que requer uma atuação ampla, diversificada e proativa. A promoção do bem-estar psíquico e emocional é um tema diário dentro da Petrobras, uma atenção constante, pois sabemos o seu impacto. Queremos somar com outras empresas e aprender com suas experiências, sempre projetando avanços na relação entre o futuro do trabalho e a saúde mental”, antecipa Lilian.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: