O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras atualiza Política de Responsabilidade Social com diretrizes para direitos humanos e transição energética justa
Atenção total às pessoas, devida diligência em Direitos Humanos, redução da pobreza energética e conservação de florestas, oceanos e biodiversidade estão entre os compromissos reforçados pela empresa
Foto: Jamily da Silva Lima
A Petrobras lança nesta terça-feira (26/12) a sua nova Política de Responsabilidade Social, construída num processo de ampla escuta com participação da força de trabalho e de convidados externos, envolvendo diversos públicos de interesse da empresa. O documento estabelece diretrizes para a atuação em ASG (Ambiental, Social e Governança) da Petrobras, conforme os posicionamentos e as metas definidos no Plano Estratégico para temas de responsabilidade social, como o respeito, e promoção e a devida diligência em Direitos Humanos, o combate à discriminação, assédios e violência sexual no trabalho, a redução da pobreza energética e o desenvolvimento sustentável, bem como a conservação de florestas e oceanos, visando evitar a perda de biodiversidade e mitigar as mudanças do clima.
Em biodiversidade, a meta é aumentar em 30% os esforços de conservação por meio do investimento em iniciativas socioambientais até 2030. A Petrobras também pretende implementar planos de ação em biodiversidade em 100% de suas instalações até 2025, reduzindo a pegada de carbono e outros impactos ambientais de suas operações.
A Petrobras tem a ambição de estar entre as três empresas de óleo e gás mais bem colocadas no ranking de Direitos Humanos até 2030, com processo de devida diligência em 100% das operações e capacitação em Direitos Humanos para toda a força de trabalho. Também há diretrizes para o tratamento de queixas e demandas de forma transparente e imparcial. Outro destaque fica para o desenvolvimento de iniciativas socioambientais estruturantes e perenes, que prevê o compromisso de proporcionar retorno à sociedade de no mínimo 150% do valor investido nos projetos socioambientais voluntários até 2030.
“Procuramos nos consolidar como referência em direitos humanos e na conservação do oceano, das florestas e da biodiversidade, buscando parcerias para a promoção do desenvolvimento sustentável e tendo como princípios a responsabilidade social, a efetiva gestão dos riscos e impactos sociais e ambientais, a valorização da diversidade e o compromisso com a transição energética justa”, explica José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras.
Seguindo o princípio de atenção total às pessoas, a Política de Responsabilidade Social estabelece diretrizes para o diálogo contínuo e inclusivo, buscando se relacionar de forma responsável com as comunidades, e para a prevenção e preparação de comunidades e outros públicos de interesse para situações de emergência. Assim como também há o estímulo à capacitação profissional e aproveitamento de mão-de-obra local e o desenvolvimento de iniciativas socioambientais em parceria com poder público, empresas e organizações da sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável.
A Política de Responsabilidade Social da Petrobras pode ser consultada na íntegra neste link.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: