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Candidatos indicados pelo acionista controlador para o Conselho Fiscal
A Petrobras informa que recebeu ofício da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda com duas indicações para o Conselho Fiscal da Companhia, para deliberação na Assembleia Geral Ordinária de 2023.
O acionista controlador está indicando os seguintes candidatos:
Essas indicações serão submetidas aos procedimentos de governança interna da Companhia, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Pessoas, nos termos do artigo 21, §4º, do Decreto 8.945/2016, alterado pelo Decreto 11.048/2022.
Abaixo, os currículos dos candidatos indicados.
Viviane Aparecida da Silva Varga. A Sra. Viviane Aparecida da Silva Varga possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ. Tem experiência em finanças públicas, gestão fiscal, financiamento e administração da dívida pública e análise macroeconômica. É servidora de carreira da STN desde 1995, ocupando o cargo de Auditora Federal de Finanças e Controle. Passou por diversas áreas na STN, exercendo diferentes funções técnicas e de gestão. Iniciou a carreira pela Área da Dívida Pública, atuou na Subsecretaria de Gestão Fiscal, foi Chefe da Assessoria Econômica, de Assuntos Legislativos e de Comunicação do Gabinete do Tesouro Nacional, tendo atuado, recentemente, na Subsecretaria de Planejamento Estratégico da Política Fiscal. Exerceu a função de Conselheira Fiscal de diferentes empresas estatais federais. Liderança feminina, foi pioneira em desenvolver projetos para estimular a participação de mulheres em posições de alta gestão e influência na STN.
Otávio Ladeira de Medeiros. O Sr. Otávio Ladeira de Medeiros possui mestrado em economia Universidade de Brasília – UnB, MBA - Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, curso de extensão “The Theory and Operation of a Modem National Economy” pela George Washington University e bacharela do em economia pela UnB. Também possui curso de Estatísticas Monetárias e Financeiras pelo Fundo Monetário Internacional, em Lisboa (Portugal) e programa de formação para analistas de finanças e controle pela Escola Superior de Administração Fazendária. A partir de junho de 2016, foi Secretário-Adjunto do Tesouro Nacional, tendo como principais atividades auxiliar o Secretário do Tesouro Nacional em suas atribuições e, na sua ausência, dirigir, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades de competência da Secretaria do Tesouro Nacional. De dezembro de 2015 a maio de 2016, atuou como Secretário do Tesouro Nacional, dirigindo, coordenando, acompanhando e avaliando as atividades de competência da Secretaria do Tesouro Nacional. Entre abril e dezembro de 2015, foi Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais (SUPEF), tendo como principais atividades coordenar as atividades sob a responsabilidade da SUPEF, dentre as quais: (i) acompanhamento dos procedimentos relacionados à disponibilização de estatísticas de finanças públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (ii) elaboração, edição e divulgação de estatísticas fiscais, demonstrativos e relatórios, em atendimento a dispositivos legais e acordos, tratados e convênios celebrados pela União com organismos ou entidades internacionais; (iii) gestão do Fundo Soberano do Brasil - FSB; (iv) promoção de estudos e pesquisas em matéria fiscal , bem como de avaliação periódica das estatísticas e indicadores fiscais; e (v) elaboração de cenários de médio e longo prazo das finanças públicas. De fevereiro de 2006 a abril de 2015 foi Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública (COGEP), coordenando as atividades sob a responsabilidade da COGEP, dentre as quais: (i) gerenciamento dos riscos que, direta ou indiretamente, afetam a dívida pública de responsabilidade do Tesouro Nacional; (ii) elaboração de estratégias de financiamento de longo prazo para a dívida pública que visem reduzir os riscos e custos a ela associados; (iii) elaboração de cenários macroeconômicos; e (iv) aperfeiçoamento do relacionamento institucional do Tesouro Nacional, de forma a promover melhor nível de informação sobre a dívida pública e a política de financiamento do Tesouro Nacional. Entre dezembro de 1999 e janeiro de 2006 atuou como Coordenador da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública, coordenando as atividades sob a responsabilidade da COGEP, dentre as quais: (i) gerenciamento dos riscos que, direta ou indiretamente, afetam a dívida pública de responsabilidade do Tesouro Nacional; (ii) elaboração de estratégias de financiamento de longo prazo para a dívida pública que visem reduzir os riscos e custos a ela associados; (iii) elaboração de cenários macroeconômicos; e (iv) aperfeiçoamento do relacionamento institucional do Tesouro Nacional, de forma a promover melhor nível de informação sobre a dívida pública e a política de financiamento do Tesouro Nacional. De julho a dezembro de 1999 foi Coordenador da Coordenação-Geral de Administração da Dívida Pública – CODIP, supervisionando as atribuições desenvolvidas pela Divisão de Análise e Planejamento da Dívida Pública - DIDIP e as atribuições desenvolvidas pela Divisão de Pesquisas Econômicas - DIPEC. De novembro de 1997 a julho de 1999 atuou como Chefe da Divisão de Análise e Planejamento da Dívida Pública – DIDIP, com (i) planejamento e coordenação das ofertas públicas (leilões) de títulos do Tesouro Nacional ; (ii) tendo por base diretrizes superiores, elaboração de estratégias para o endividamento público de responsabilidade do Tesouro Nacional; e (iii) acompanhamento cotidiano das variáveis políticas, macroeconômicas e do mercado financeiro, além de alterações na legislação, analisando seu impacto sobre a Dívida Pública. Entre maio de 1994 e outubro de 1997 foi Chefe-Adjunto da Divisão de Análise e Planejamento da Dívida Pública – DIDIP, atuando com (i) acompanhamento das ofertas públicas (leilões) de títulos do Tesouro Nacional; (ii) suporte técnico às decisões sobre a Dívida Pública; e (iii) auxílio na elaboração de estratégias para o endividamento público de responsabilidade do Tesouro Nacional; e (iv) acompanhamento cotidiano das variáveis políticas, macroeconômicas e do mercado financeiro, além de alterações na legislação, analisando seu impacto sobre a Dívida Pública. No Banco do Brasil Investimentos S.A., foi membro do Conselho Fiscal entre janeiro de 2001 e abril de 2005, e entre abril de 2009 e abril de 2012, além de presidente do Conselho Fiscal entre maio de 2001 e abril de 2005, e entre abril de 2009 e abril de 2012. No Banco do Brasil S.A., foi presidente do Conselho Fiscal entre maio de 2005 e abril de 2009. Na BB Administradora de Cartões de Crédito S.A., foi presidente do Conselho Fiscal entre maio de 2012 e abril de 2014. Na Liquigás Distribuidora S.A., foi membro do Conselho Fiscal entre abril de 2015 e abril de 2016. Na BB Gestão de Recursos Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários - DTVM S.A., foi membro do Conselho de Administração entre abril de 2014 e abril de 2016. Na Embraer S.A., foi membro do Conselho Fiscal a partir de maio de 2016. Na Agência Especial de Financiamento Industrial – FINAME, foi membro do Conselho de Administração a partir de 2016. Possui experiência acadêmica, como (i) professor de Dívida Pública, no Tribunal de Contas da União – TCU, (ii) professor de Debt Management, no Macroeconomic and Financial Management Institute of Eastern and Southern Africa, em Luanda (Angola), (iii) professor de Princípios de Análise Econômica - Dívida Pública, na Fundação Getúlio Vargas – FGV, (iv) professor de Gerenciamento da Dívida Pública, em curso de economia para jornalistas na FGV, e (v) professor de Finanças do Setor Público, no curso de Pós-Graduação em Economia do Setor Público na FGV. Possui as seguintes publicações: (i) Monografia "Dívida Pública como Indicador de Sustentabilidade Fiscal e Sinalizador de Política Governamental" - Prêmio STN de Monografia, 2003 (publicado em 2004); (ii) Livro "Dívida Pública: a Experiência Brasileira", lançado em 2009 - coordenador e autor do capítulo "Conceitos e estatísticas da dívida pública", em conjunto com Aline Dieguez B. de Meneses Silva; (iii) Livro "Public Debt: the Brazilian Experience", publicado em Washington - DC, USA, em 2010 - coordenador e autor do capítulo "Public debt concepts and statistics", em conjunto com Aline Dieguez B. de Meneses Silva; e (iv) Livro “A crise Fiscal e Monetária Brasileira" (org. Edmar Bacha), lançado em 2016 - autor do capítulo "Relacionamento entre autoridade fiscal e autoridade monetária: a experiência internacional e o caso brasileiro", em conjunto com Maurício Dias Leister.
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