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Candidatos indicados pelo acionista controlador para o Conselho de Administração
A Petrobras informa que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) contendo a lista dos candidatos que irão compor a chapa da União Federal, na qualidade de acionista controlador, para as oito vagas do Conselho de Administração (CA), cujas eleições ocorrerão na próxima Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras.
O acionista controlador indicou os seguintes candidatos:
Essas indicações serão submetidas aos procedimentos de governança interna da Companhia, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Pessoas, nos termos do artigo 21, §4º, do Decreto 8.945/2016, alterado pelo Decreto 11.048/2022.
Abaixo, os currículos dos candidatos indicados.
Pietro Adamo Sampaio Mendes. O Sr. Pietro Adamo Sampaio Mendes é servidor de carreira da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), especialista em Regulação de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da classe especial III, cedido para o Ministério de Minas e Energia com mais de 16 anos de experiência no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Possui bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pós-graduação executiva em Petróleo e Gás pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado na Beddie School of Business (Simon Fraser University), no Canadá. No Ministério de Minas e Energia (MME), atua como Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, responsável pela Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, tendo como atribuição a elaboração e coordenação das políticas públicas do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Na Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) e Infra S.A. foi Assessor da Presidência entre junho de 2022 e fevereiro de 2023, responsável pela coordenação do processo de incorporação da EPL pela VALEC para criação da Infra S.A., atuando nos documentos necessários para o ato societário, gestão de pessoas, definição do planejamento estratégico e plano de negócios. Entre fevereiro de 2022 e junho de 2022, atuou no Ministério de Minas e Energia (MME) como Secretário-Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em substituição do Secretário nos seus impedimentos, atuando no monitoramento de abastecimento de combustíveis, em particular, do diesel, coordenando a despesa da Secretaria e coordenando o Comitê RenovaBio e o Programa Combustível do Futuro. Ainda no MME, foi Diretor do Departamento de Biocombustíveis entre novembro de 2020 e fevereiro de 2022, coordenando o Programa Combustível do Futuro, o Comitê RenovaBio e o Grupo de Trabalho de inserção de biocombustíveis no ciclo Diesel. Na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi Assessor de Diretoria entre maio de 2018 e novembro de 2020, tendo atuado representando a Agência em audiências públicas no Congresso Nacional, em grupos de trabalho interministeriais e em eventos nacionais e internacionais. Entre outubro de 2017 e maio de 2018, foi Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, responsável pela condução da primeira etapa de regulamentação do RenovaBio relacionada à RenovaCalc e a certificação dos produtores e por liderar missão para os Estados Unidos sobre o LCFS e RFS.
Jean Paul Terra Prates. O Sr. Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP School) e Mestre em Política Energética e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia. Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. - Braspetro, editor da Revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e Diretor Executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., a maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000, quando coordenou projetos de diversas empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, entidades sindicais e setoriais, e assessorou governos, agências reguladoras e parlamentares em todas as áreas do setor energético. Como Secretário de Estado de Energia do Governo do Rio Grande do Norte levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica, além de ter consolidado uma refinaria e usinas termelétricas a gás e biomassa no Estado e construído bases para os projetos de energia solar e eólica offshore. Como Senador da República pelo Rio Grande do Norte entre 2019 e 2023, dentre outros cargos relevantes, foi membro do colégio de líderes, e Líder no Senado e no Congresso Nacional. Foi Presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia e do Grupo Parlamentar Brasil – Países Árabes. Foi membro de diversas comissões do Senado Federal, como a Comissão de Assuntos Econômicos, a Comissão de Serviços e Infraestrutura e a Comissão de Ciência e Tecnologia. Jean Paul Prates foi também autor de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, tais como a lei que regulamenta as atividades de captura e armazenamento de carbono e a lei da energia offshore. Além disso, atuou como relator do Marco Legal das Ferrovias, das novas leis sobre a produção de biogás em aterros sanitários e a nova lei de mobilidade urbana sustentável.
Carlos Eduardo Turchetto Santos. O Sr. Carlos Eduardo Turchetto Santos é empresário do ramo do agronegócio, com especialização em administração de empresas. Em 2012, aos 32 anos foi alçado ao cargo de CEO da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, que na época operava com uma única unidade agroindustrial recém-inaugurada. Ao longo dos últimos 10 anos sob sua liderança, o grupo se desenvolveu e hoje está entre os maiores produtores de biocombustíveis do país. Como CEO, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool vem se destacando e ganhando importantes prêmios no setor Sucroenergético entre eles: Prêmio Proteção Brasil com o case “Prevenção e Controle de Incêndios Rurais” (2022), Troféu MasterCana Social na categoria Saúde Ocupacional (2022), 19º Prêmio Visão Agro nas categorias Gestão de Pessoas e Sustentabilidade pelo júri popular (2022), 17ª Edição do Prêmio Visão Agro na categoria Gestão Financeira e Comercial (2019), 16ª Edição do Prêmio Visão Agro na categoria Gestão Financeira (2018). Integrou diversas missões de negócios promovidas por empresas brasileiras, na Alemanha e Colômbia. Nos Estados Unidos da América além da missão de negócios também cursou a matéria de Tomada de Decisões Estratégicas na Universidade de Purdue, sempre representando o setor e empresas do setor sucroenergético. Dentre suas experiências, destacam-se CEO na CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, com vasta experiência no ramo sucroalcooleiro, administração de empresas e gestão financeira e sustentabilidade, Vice-Presidente Tesoureiro do SINDAÇÚCAR-MG – Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais, Membro do Comitê de Gerenciamento de Risco, Membro do Conselho da JF Citrus e Membro do Conselho Deliberativo da SIAMIG – Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no estado de Minas Gerais. É formado em Administração de Empresas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo e possui proficiência em língua inglesa pela International School de Londres.
Vitor Eduardo de Almeida Saback. O Sr. Vitor Eduardo de Almeida Saback é diretor, com mandato até 15 de julho de 2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA. Foi Servidor Público Federal do Ministério Público da União, no cargo de Analista de Gestão Pública. Membro Titular de Conselhos de Administração, entre 2018 e 2020, de empresas estatais e subsidiárias. Formulador e executor de estratégias para aprovação de matérias legislativas para o setor público nas Casas Legislativas (Câmara dos Deputados e Senado Federal), com atuação no Gabinete do Procurador-Geral da República (2011/2015), na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2015/2016), na Secretaria de Governo da Presidência da República (2016/2018) e no Ministério da Economia (2019/2020). Recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, pela atuação em causas sociais no DF. Conferencista Internacional sobre sustentabilidade, água e saneamento básico. É administrador de empresas pela Universidade de Brasília – UNB, especialista em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, bacharel em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB e mestrando em economia pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, IDP. Desde dezembro de 2020, atua como Diretor na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, ANA – Brasília, responsável por deliberar e votar matérias relativas à regulação de uso de recursos hídricos, de forma a garantir a segurança hídrica necessária para o desenvolvimento sustentável do Brasil, e à normas de referência para o saneamento básico, com o objetivo de contribuir para a universalização do serviço até 2033. Além disso, cabe a responsabilidade de implementar, na esfera federal, a Política Nacional de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Segurança de Barragens. Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020 foi Assessor Especial do Ministro de Estado da Economia no exercício de suas atribuições e na condução dos assuntos de sua competência. No tempo em que esteve no cargo deu especial atenção a articulação com o Congresso Nacional, demais órgãos de governo, TCU, e na formulação e execução de estratégias para aprovação de projetos governamentais considerados prioritários e estruturantes pelo Ministro de Estado. Coordenou discussões e não mediu esforços para a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, Lei do Cadastro Positivo, Lei de Recuperação Judicial e Falência, Lei das Agências Reguladoras e Novo Marco Legal do Saneamento, entre outros. Entre setembro de 2016 e dezembro de 2018 atuou como Assessor Especial da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República, estabelecendo o elo entre o Poder Executivo Federal e o Congresso Nacional, tendo auxiliado na condução do relacionamento entre os Poderes e formulação e execução de estratégias para aprovação de matérias de interesse do Governo Federal. Entre as aprovações estão a Lei das Estatais e outras leis importantes para facilitar o acesso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre agosto de 2015 e agosto de 2016 foi Assessor da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Rel. Institucionais da Presidência da República, estabelecendo o elo entre o Poder Executivo Federal e o Congresso Nacional, tendo auxiliado na condução do relacionamento entre os Poderes e formulação e execução de estratégias para aprovação de matérias de interesse do Governo Federal. Entre as aprovações estão leis de combate à violência e ao feminicídio, leis que permitiram condições facilitadas a mulheres chefes de família em políticas públicas como empréstimos habitacionais (Minha Casa Minha Vida) e educação (Pronatec), entre outros. Entre setembro de 2011 e julho de 2015 foi Assessor da Secretaria de Rel. Institucionais do Gabinete do Procurador-Geral na Procuradoria-Geral da República, coordenando, supervisionando e acompanhando assuntos de interesse do Ministério Público Federal em tramitação no Congresso Nacional, quer seja para aprovação ou rejeição. Entre junho de 2004 e setembro de 2011, atuou como Gerente Substituto, Assessor e Consultor na Caixa Econômica Federal, com atendimento em agência (Agência Lago Sul); desenvolvimento de produtos de cartão de crédito e adquirência; e relacionamento institucional. Suas participações em Conselhos de Administração de empresas estatais ou subsidiárias incluem (i) Elo Cartões (2018/2019), como representante da Caixa Econômica Federal - fundada em 2011 pelo Banco do Brasil, CAIXA e Bradesco, é a maior bandeira brasileira, com mais de 140 milhões de cartões emitidos nas modalidades crédito, débito e pré-pago; (ii) Companhia Imobiliária de Brasília - Terracap (2019/2020), como representante da União - maior companhia imobiliária do Brasil, a Terracap é responsável por operacionalizar programas e projetos de desenvolvimento econômico e social vinculados as atividades imobiliárias de interesse do Distrito Federal, tem como acionistas o GDF e a União. Atuou como representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico nas seguintes instituições e conselhos internacionais, entre outros: (a) Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council); (b) OCDE: Rede de Reguladores Econômicos (NER, na sigla em inglês) e Iniciativa de Governança da Água (WGI, na sigla em inglês); (c) ONU/FAO: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no contexto da Comitê Diretivo da Iniciativa “Quadro Global sobre escassez de água na agricultura”; e (d) CODIA: Conferência de Diretores Ibero-Americanos da Água. Dentre prêmios e condecorações, recebeu, pela União Federal, a Medalha Mérito Mauá, concedida pelo Ministério de Estado da Infraestrutura em 2021; Comendador da Ordem do Mérito da Defesa, concedida pelo Ministério da Defesa em 2018; Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil em 2017; e Medalha Mérito Santos-Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira em 2017. Por órgão do Distrito Federal, recebeu Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II, concedida pelo Comandante do Corpo de Bombeiros em 2018; e Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por trabalhos sociais voluntários prestados à população do GDF, concedida em 2018. Como produção acadêmica, publicou SABACK, V.E.A. ; BAERE, W. ; BRUTO, M. ; ROMAN, F. J. ; ZABAN, B. . Como a Lei de Licitações foi feita: perspectivas do processo legislativo: Revista Brasileira de Direito Público: RBDP, Belo Horizonte, v. 19, n. 73, p. 9-38, abr./jun. 2021. Possui inglês fluente, com temporada em Connecticut/EUA. Participou de Atividade Social Voluntária, exercida no Lar de Acolhimento Infantil Chico Xavier. Foi Presidente da Instituição entre 2017 e 2020.
Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira. O Sr. Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira é profissional com experiência no desenvolvimento de processos de reestruturação, diagnóstico empresarial, análise de viabilidade do negócio e planejamento estratégico. Destaque para a experiência na área comercial com habilidade para implantação de atividades relacionadas ao acompanhamento e avaliação de metas, relacionamento com clientes e fornecedores, desenvolvimento de ações promocionais e estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas. Metodologia utilizada sempre baseado em metodologias ágeis, KPIs, Dashboards e BI. Experiência com Venture Capital: Organizador/ Mentor do Programa Conecta 2018- maior programa de aceleração de Startups do Brasil, e realizado em parceria pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), BMG Uptech, Bossa Nova Invest, NXTP Labs e Fundação Dom Cabral. Investidor de Venture Capital, tendo investido em mais 45 Startups. Possui interesse nas seguintes áreas: Comercial, Marketing, Novos Negócios, Tecnologia , Administrativa Startups e Venture Capital. Possui Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UNI-BH, CBA - Certificate in Business Administration, com Concentração em Gestão de Negócios pelo IBMEC, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduação em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, Media X, Inovation and Trainning For Brazil’s Transportation Infraestructure, pela Stanford University, Extensão Internacional Vale do Silício, pela HSM, Programa de Desenvolvimento de Startups para o Setor de Transportes, pela FDC, Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, pela FDC e Pós Graduação Lato Sensu – Especialização Ciências Políticas – (03/23). CEO e fundador da Alpe Capital, uma empresa da Nova Economia que aplica tecnologia de ponta aliada à análise complexa de métricas para construir o futuro do investimento. Com inteligência de dados e hedge, cria operações que maximizam o rendimento enquanto minimizam o risco. Faz ainda modelagem para visualização em tempo real da curva de prêmios do mercado futuro, além de operações atômicas, derivativos, tokenização e trading no mercado de Crypto. Conselheiro Consultivo do Conselho Virtual. Entre março de 2019 e dezembro de 2021 foi CEO da PISOM, holding que possui participação em várias empresas no ramo financeiro, benefícios e Micro Seguros. Entre setembro de 2015 e janeiro de 2019 foi diretor de planejamento, mobilidade elétrica e novos negócios da Axxiom Soluções Tecnológicas, responsável por construção e manutenção do Plano Estratégico da organização; gerenciamento das estratégias de Marketing e Comunicação Institucional; atuação junto à área comercial na identificação de novos negócios; gerenciamento da receita/rentabilidade/produtividade dos projetos em andamento; análise e acompanhamento dos resultados da Receita e Custos; atendimento de demandas de análises financeiras pela diretoria, Comitê de Finanças, Conselho Fiscal; suporte a Controladoria para atendimento de Auditoria Externa; controle de Faturamento; sponsor/gestor pelo novo processo de gestão e desenvolvimento de Software da Axxiom - MPS- BR Nivel C. A partir de setembro de 2013 foi sócio-diretor da ETX Participações e Intermediações LTDA, responsável por desenvolvimento do plano de negócios; valoração de Empresas (Valuation); prospecção de Investidores; intermediações de Fusão/ Aquisições; prospecção e fechamento de negócios; gerenciamento dos resultados do diagnóstico de mercado para desenvolvimento do plano de viabilidade dos produtos e serviços da empresa; gerenciamento de projetos; desenvolvimento de parcerias estratégicas direcionadas para o desenvolvimento dos projetos, gestão de contratos comerciais. Entre fevereiro de 2010 e setembro de 2013 foi sócio-diretor da Delta Publicidade e Marketing LTDA, responsável por prospecção e fechamento de negócios; gerenciamento dos resultados do diagnóstico de mercado para desenvolvimento do plano de viabilidade dos produtos e serviços da empresa; gerenciamento de projetos; desenvolvimento de parcerias estratégicas direcionadas para o desenvolvimento dos projetos, gestão de contratos comerciais. Entre março de 2008 e fevereiro de 2010 desenvolveu função gerencial e administrativa no Instituto João Alfredo de Andrade, com direcionamento da área comercial, administrativa e financeira da instituição; implantação de processos administrativos por meio de Unidades de Negócio; definição de normas e procedimentos de funcionamento da instituição; desenvolvimento de parcerias com empresas públicas e privadas da Região, visando implantação de novos negócios; criação da área comercial com foco na divulgação de novos produtos; suporte ao desenvolvimento de campanhas de marketing; desenvolvimento e aplicação de ações estratégicas comerciais e de marketing e desenvolvimento voltadas para o aumento do faturamento e para a base de clientes; desenvolvimento de estratégicas de renegociação de dívidas para o corpo discente; criação do processo para estabelecimento de “banca examinadora” para seleção do corpo docente; implantação do sistema para controle de presença do corpo docente; reestruturação do quadro administrativo e acadêmico da instituição; reestruturação da grade de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição; e implantação do modelo de Avaliação 360º para o corpo administrativo. Entre julho de 2007 e março de 2008 foi sócio-diretor da Aurium Trading Importação e Exportação LTDA, responsável por desenvolvimento do plano de negócios da empresa, envolvendo a pesquisa de mercado no segmento de grãos; desenvolvimento da marca com base no planejamento de marketing; análise econômica-financeira; elaboração de estudos de legislação trabalhista, alfandegárias e outros para desenvolvimento de atividades de exportação e importação; e prospecção de fornecedores. De junho de 2006 a julho de 2007 trabalhou na área comercial da Rede Mineira de Rádio, atuando com projeto de descentralização da área contábil com redirecionamento para as Unidades de Negócio; alteração da grade de Programação das Rádios; implementação dos projetos da área comercial; intensificação das parcerias com Agências de Publicidade para captação de recursos; desenvolvimento de indicadores para suporte comercial; acompanhamento e avaliação das metas da área comercial; gerenciamento da área financeira, envolvendo sistema de cobrança, pagamentos, custos, dentre outros; contato com fornecedores para controle da realização de eventos; reestruturação na infraestrutura das Rádios com vistas a redução de custos; negociação de passivos trabalhistas da Rede; implantação de sistema de remuneração participativa; desenvolvimento de ações promocionais; desenvolvimento de parcerias com Prefeituras; implantação de reuniões de feedback; e seleção de profissionais para suprir vagas em aberto. Entre maio de 2005 e junho de 2006, trabalhou na assessoria de comunicação da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (ADEMG), com realização de clippings e releases; desenvolvimento de projeto para digitalização do acervo de informações do Estádio do Mineirão; desenvolvimento de Pesquisa de Clima Organizacional com propostas de melhoria; elaboração do Jornal interno da instituição; desenvolvimento do projeto do site do Estádio do Mineirão; assessoramento do projeto de mudança da logomarca da instituição; supervisão do projeto de elaboração de livro comemorativo da instituição; assessoria de imprensa envolvendo atividades de encaminhamento de informações aos veículos de comunicação; agendamento e realização de entrevistas para divulgação de matérias no jornal interno; trabalhos de execução de fotografias; e suporte às equipes de jornalismo das cidades do interior do Estado e de outras localidades nos eventos relacionados aos campeonatos esportivos. Possui os seguintes cursos extracurriculares: HSM expo ‘ 18, Curso de Mentores Para Startups (Julho 2018), HSM – Tecnologias Disruptivas – Extensão Internacional Vale do Silício (2018), Stanford University – Media X, Inovation and Training for Brazil’s Transportation Infrastructure (2018), HSM Leadership summit – The Power of Knowledge (2018), SingularityU Brasil Summit – O futuro além da curva (2018), Missão Empresarial China/Alemanha (2017), Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajuda-los a dominar assuntos- University of California San Diego – On-Line, Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essenciais – University of Michigan – On-line, Ampliando seu próprio negócio – London Bussiness School (2010), Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica – SENATEC (2008), Análise e Planejamento Financeiro – SEBRAE (2007), Seminário América Latina, Desenvolvimento e Inclusão, O pensamento de Prebisch e os desafios do século XXI – BDMG – (2007), V Fórum Mineiro de Jovens Lideranças - BDMG (2007), Curso de Empreendedorismo – SEBRAE (2007), Plano de Negócios – SEBRAE (2007), Curso de Marketing: A construção empresarial e a construção da Imagem – Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (2005), Português Fundamental: Projeto Revisar o Português – Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (2005), Seminários de Empreendedores – UNA/MG (2003), Seminário MERCOSUL, ALCA e EU – PUC/MG (2003), Evento intitulado “Mini ONU” – PUC/MG (2000).
Wagner Granja Victer. O Sr. Wagner Granja Victer possui pós-graduação lato sensu em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, é formado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, e é bacharel em Administração, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Entre julho de 1987 e dezembro de 1998 trabalhou como engenheiro de equipamentos concursado pela Petróleo Brasileiro S/A. Nos períodos de 01/01/1999 a 04/04/2002 e 01/01/2003 a 31/12/2006 atuou como Secretário de Estado de Energia, de Indústria Naval e de Petróleo no Governo do Estado do Rio de Janeiro. De janeiro de 2007 a janeiro de 2015 foi Diretor Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). Entre janeiro de 2015 e maio de 2016 foi Presidente Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). De maio de 2016 a dezembro de 2018 foi Secretário de Estado de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Conselheiro de Administração da CEDAE, de janeiro de 2007 a janeiro de 2015 e foi Conselheiro de Administração da Companhia DOCAS do Rio de Janeiro, de fevereiro de 1999 a fevereiro de 2007. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética, representante designado entre 04/2006 a 07/2007. Possui certificação para Conselheiro de Administração nº 33431/2022, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É Conselheiro Vitalício do Clube de Engenharia. Colunista Permanente pela Revista Brasil Energia.
Sergio Machado Rezende. O Sr. Sergio Machado Rezende é Professor Titular (Atualmente Emérito) do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, desde 1972. Engenheiro Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é Mestre em Engenharia Elétrica pela Massachusetts Institute of Technology (MIT) e PhD em Engenharia Elétrica-Ciência dos Materiais, também pela MIT. Atuou como Professor Adjunto de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor de Física na Universidade Estadual de Campinas, Professor Visitante na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, e Professor Visitante, no Physik Institut, Universität Zurich. Foi Co-Fundador e Primeiro Chefe do Departamento de Física da UFPE (1972-1976), além de Diretor do Centro de Ciências Exatas da UFPE (1984-1988). Já possui cargos em Agências de Financiamento e Instituições Governamentais de C&T, dentre os quais (i) Co-Fundador e Primeiro Diretor Científico, FACEPE (1990-1993); (ii) Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (1995-1998); (iii) Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura, Prefeitura de Olinda (2001-2002); (iv) Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP (2003-2005); e (v) Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia (2005-2010). Nas Sociedades Científicas, foi (i) Membro do Conselho, Sociedade Brasileira de Física (1972-1973) e (1978-1982); (ii) Membro do Conselho, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1979-1982) e (1987-1990); (iii) Membro do Comitê Executivo, International Physics Group, American Physical Society (1983-1985); (iv) Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física (1985-1987); (v) Membro da Comissão de Magnetismo da IUPAP (1994-2000); (vi) Vice-presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada (2002-2005), (vii) Membro da Comissão Especial de Publicações da IUPAP (2012-2013); e (viii) Presidente Honorário, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)(2017-). Participou da organização de Conferências e Workshops Internacionais, incluindo como Co-presidente do Workshop New Tends in Magnetism, em Recife (1989), Presidente da International Conference on Magnetism, em Recife (2000) e Co-presidente do Workshop on Magnonics II, em Recife (2012). Desde sua primeira publicação há mais de 50 anos [S. M. Rezende e F. R. Morgenthaler, Frequency conversion of spin waves in pulsed magnetic fields, Applied Physics Letters 10, 184 (1967)], publicou mais de 300 artigos e capítulos de livros individualmente ou em colaboração com estudantes e colegas sobre uma variedade de fenômenos e propriedades de materiais magnéticos. Ele orientou mais de 40 teses de mestrado e doutorado e escreveu livros sobre materiais e dispositivos eletrônicos que são usados em muitos cursos de física e engenharia em todo o mundo. Suas publicações tiveram mais de 9.400 citações, resultando em um índice H de 53 no banco de dados do Google Scholar. Seus livros publicados são (i) Sergio M. Rezende, Materiais e Dispositivos Eletrônicos, Editora Livraria da Física (4ª Edição, 2015); (ii) Sergio M. Rezende, Fundamentals of Magnonics, Lecture Notes in Physics 969 (Springer, Cham, 2020); e (iii) Sergio M. Rezende, Introduction to Electronic Materials and Devices (Springer, Cham, 2022). Foi premiado com a única bolsa concedida anualmente no Brasil pela Fulbright Foundation for Engineering and Economics para pós-graduação nos Estados Unidos (1964) Recebeu bolsa concedida pela CAPES para o programa de doutorado do MIT (1965-1967), além do Fellow da Fundação Guggenheim na área de Física (1975-1976) Foi bolsista de Pesquisa do CNPq, nível superior (IA) (1977- até hoje) Eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (1977), recebeu Medalha “Ordem do Mérito Nacional Educativo”, do Ministério da Educação (1988), “Ordem do Mérito Científico-Grã-Cruz”, concedida pelo Presidente da República (1995), Prêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, concedido pelo Presidente da República (2001), Prêmio Bunge de Física e Engenharia (2005). É o único brasileiro premiado com o “Outstanding American Physical Society Referees” (2009). Recebeu o Prêmio Ciência da Fundação Conrad Wessel (2013) e o Prêmio Joaquim Costa Ribeiro de Físico da Matéria Condensada, Sociedade Brasileira de Física (2020).
Suzana Kahn Ribeiro. A Sra. Suzana Kahn Ribeiro possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Programa de Planejamento Energético - COPPE/UFRJ (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vice-Diretora da COPPE/UFRJ desde julho de 2019.Diretora do Centro China Brasil desde julho de 2019. Coordenadora Executiva do projeto Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Membro do Conselho do Museu do amanhã. Membro da Global Aliance of Universities on Climate (GAUC). Membro do conselho consultivo da Vital Strategies desde setembro de 2021. Membro do Conselho do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Membro do Conselho de Administração do Institute for Transportation & Development Policy (ITDP) desde janeiro de 2022. Membro da Organização Internacional de Bambu e Rattan desde agosto de 2022. Foi IPCC bureau vice chair de 2008 a 2015; Subsecretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) de 2010 a 2013; Secretária Nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental de 2008 a 2010; Coordenadora líder do capítulo do 6º Relatório do IPCC de 2018 a 2022; Coordenadora da Pós Graduação Executiva em Petróleo e Gás - MBP/COPPE de 1998 a 2020. Seu currículo lattes pode ser encontrado na íntegra no seguinte endereço: http://lattes.cnpq.br/2988769840029659.
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