O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com diesel S10 e querosene
Além do desempenho expressivo na produção de combustíveis, a refinaria registrou o maior fator de utilização de carga processada dos últimos nove anos
Ehder de Souza
Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP)
Download Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP)A Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP), encerrou o primeiro semestre de 2025 com recordes históricos na produção de diesel S10 e querosene. A unidade também alcançou, nos seis primeiros meses, o maior fator de utilização total (FUT) na atual carga de referência dos últimos nove anos.
Entre janeiro e junho, a refinaria produziu 1.187.913 m³ de diesel S10, o equivalente a cerca de 1,2 bilhão de litros, superando o recorde anterior de 1.065.712 de m³, registrado no mesmo período de 2024. Esse volume possibilitaria encher o tanque, com capacidade para 400 litros de combustível, de aproximadamente 3 milhões de ônibus.
A Revap atingiu ainda a marca de 1.082.860 m³ (cerca de 1,1 bilhão de litros) de querosene no primeiro semestre do ano, representando o melhor resultado desde 2024, quando alcançou 1.075.841 m³. Esse volume inclui a produção de Jet-A (combustível de aviação), solvente médio e querosene iluminante.
Com 97,55% do fator de utilização total, a Revap obteve neste ano o melhor desempenho operacional desde que a unidade retornou à capacidade de processamento de 40 mil m³/d, em meados de 2015. O cálculo do FUT considera o volume de carga de petróleo processado em relação à capacidade de referência das refinarias. E leva em conta os limites de projeto dos ativos, respeitando os requisitos de segurança, meio ambiente e qualidade dos derivados produzidos.
A disponibilidade operacional também teve um resultado de destaque. A refinaria atingiu a marca de 97,29%. Considerando que essa disponibilidade máxima possível é de 97,58%, houve uma perda mínima no primeiro semestre. Isso significa que a refinaria tem unidades cada vez mais disponíveis para produzir sem restrições por conta de confiabilidade.
O gerente geral da Revap, Alexandre Coelho Cavalcanti, atribui os resultados expressivos a diversos fatores, incluindo o trabalho constante no plano de confiabilidade e a boa condição operacional, que permite um elevado processamento de óleos oriundos do pré-sal.
“A produção recorde da Revap em combustíveis, como o diesel S10 e o querosene, gera benefícios concretos para os brasileiros: movimenta a economia, fortalece cadeias produtivas locais e contribui para a segurança energética do país”, afirma Coelho.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: