O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Refap bate recordes históricos de produção no último trimestre de 2025
A refinaria da Petrobras registrou volumes recordes na produção de gasolina e diesel S-10
Gustavo Etcheverry
Produção de gasolina e diesel S-10 na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), alcançou novos recordes
Download Produção de gasolina e diesel S-10 na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), alcançou novos recordesA Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), fechou o ano de 2025 com recordes trimestrais históricos na produção de gasolina e diesel S-10. Foi registrado o volume de 786 milhões de litros na produção de gasolina e de 765 milhões de litros em diesel S-10.
Os recordes anteriores foram atingidos no terceiro trimestre de 2013 (764 milhões de litros para gasolina) e no terceiro trimestre de 2025 (718 milhões de litros para diesel S-10). Em dezembro do ano passado, também foi alcançado o recorde mensal na produção de gasolina com 291 milhões de litros, superior ao verificado em dezembro de 2024, quando foram produzidos 281 milhões de litros.
“A Petrobras trabalha para atender ao mercado de modo eficiente e com rentabilidade, mantendo os requisitos de segurança e qualidade dos produtos. Os recordes históricos na produção de gasolina e diesel S-10 na Refap, alcançados no quarto trimestre de 2025, representam nossa firme disposição em fortalecer a eficiência operacional da refinaria”, afirma o gerente geral da Refap, Marcus Aurelius Valenti.
O Diesel S-10 Petrobras, produto de ultrabaixo teor de enxofre e maior eficiência energética, é adequado para uso em veículos com tecnologias SCR (Selective Catalytic Reduction) e EGR (Exhaust Gas Recirculation), que têm mecanismos de combustão capazes de reduzir a emissão de poluentes.
A Refap tem capacidade de processamento de 32 mil m³/d e produz, além do diesel S-10 e S-500, gasolina, QAV-1 (JET), nafta petroquímica, GLP (gás de cozinha), propeno, cimento asfáltico de petróleo (asfalto) e óleo combustível.
Mais investimentos em refino
O novo Plano de Negócios da Petrobras (PN) prevê US$ 15,8 bilhões em investimentos no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) até 2030. No período do PN 2026–30, a companhia deve aprimorar o perfil de produção, ampliando a participação de produtos de maior valor agregado.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma:

