Refinaria de Cubatão inicia parada de manutenção com investimento de R$ 490 milhões

A intervenção mobiliza cerca de 3,6 mil trabalhadores e é necessária para garantir a integridade das instalações da RPBC e segurança das pessoas e da comunidade local

Postado em 29/07/2025

Texto copiado!

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), realiza nos meses de julho e agosto parada programada de manutenção, com a mobilização de cerca de 3,6 mil trabalhadores próprios e terceirizados. Os serviços começaram no dia 12, na Unidade de Coque de Petróleo (UCP-1) e Unidade de Destilação (UN), com previsão de duração de aproximadamente 30 dias. A operação contempla investimentos da ordem de R$ 490 milhões, para garantir a integridade das instalações e a segurança dos trabalhadores.

Durante a parada, serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e corretivas nas unidades. “Além de possibilitar ganhos em eficiência operacional e ambiental, a parada contribui para a implementação de importantes projetos direcionados ao aumento da eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa e da pegada de carbono, em linha com o Plano Estratégico da Petrobras”, afirma o gerente geral da refinaria, Fernando Tadeu de Castilho.

Realizada a cada seis anos, a parada programada é indispensável para a preservação da segurança operacional e para garantir a continuidade do fornecimento confiável de derivados.

Mesmo com a produção parcial interrompida, o abastecimento de combustíveis para o mercado não é prejudicado. A Petrobras planeja com antecedência a manutenção dos estoques e coordena as áreas de venda e logística para garantir que os clientes continuem sendo atendidos normalmente.

Produção

Com capacidade para processar 180 mil barris de petróleo por dia, a RPBC responde por cerca de 11% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria é referência na produção exclusiva de gasolina de aviação, gasolina Podium Carbono Neutro, gasolinas especiais e solventes (benzeno, xilenos e tolueno), além de gasolina A, diesel S10 e gás de cozinha. A maior parte da produção abastece a região da Grande São Paulo, com volumes também destinados à Baixada Santista e às regiões Norte, Nordeste e Sul do país.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: