O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Refinaria de Cubatão inicia parada de manutenção com investimento de R$ 490 milhões
A intervenção mobiliza cerca de 3,6 mil trabalhadores e é necessária para garantir a integridade das instalações da RPBC e segurança das pessoas e da comunidade local
Wilson Melo
Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP)
Download Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP)A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), realiza nos meses de julho e agosto parada programada de manutenção, com a mobilização de cerca de 3,6 mil trabalhadores próprios e terceirizados. Os serviços começaram no dia 12, na Unidade de Coque de Petróleo (UCP-1) e Unidade de Destilação (UN), com previsão de duração de aproximadamente 30 dias. A operação contempla investimentos da ordem de R$ 490 milhões, para garantir a integridade das instalações e a segurança dos trabalhadores.
Durante a parada, serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e corretivas nas unidades. “Além de possibilitar ganhos em eficiência operacional e ambiental, a parada contribui para a implementação de importantes projetos direcionados ao aumento da eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa e da pegada de carbono, em linha com o Plano Estratégico da Petrobras”, afirma o gerente geral da refinaria, Fernando Tadeu de Castilho.
Realizada a cada seis anos, a parada programada é indispensável para a preservação da segurança operacional e para garantir a continuidade do fornecimento confiável de derivados.
Mesmo com a produção parcial interrompida, o abastecimento de combustíveis para o mercado não é prejudicado. A Petrobras planeja com antecedência a manutenção dos estoques e coordena as áreas de venda e logística para garantir que os clientes continuem sendo atendidos normalmente.
Produção
Com capacidade para processar 180 mil barris de petróleo por dia, a RPBC responde por cerca de 11% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria é referência na produção exclusiva de gasolina de aviação, gasolina Podium Carbono Neutro, gasolinas especiais e solventes (benzeno, xilenos e tolueno), além de gasolina A, diesel S10 e gás de cozinha. A maior parte da produção abastece a região da Grande São Paulo, com volumes também destinados à Baixada Santista e às regiões Norte, Nordeste e Sul do país.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: