O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras investe na destinação sustentável de 26 unidades de produção marítimas de Sergipe
Petrobras investe na destinação sustentável de 26 unidades de produção marítimas de Sergipe
Agência Petrobras / Divulgação
PA-38 tem 150 m de altura e pesa 12.700 toneladas
Download PA-38 tem 150 m de altura e pesa 12.700 toneladasA plataforma autoelevatória PA-38, contratada pela Petrobras, chegou neste domingo, 13/04, à Bacia de Sergipe, para atividades de descomissionamento de poços no campo Guaricema, em águas rasas, a cerca de 9km da costa. Essas operações integram o Programa de Descomissionamento de Instalações da Petrobras em Sergipe, que prevê investimentos da ordem de US$ 1,7 bilhões na região, no horizonte do Plano Estratégico e de Negócios da companhia para o período de 2025 a 2029.
Com pernas de quase 150 metros de altura (correspondente a um arranha-céu de 42 andares) e 12700 toneladas (equivalente a mais de 12000 carros populares), a plataforma autoelevatória fará atividades de intervenção em poços de petróleo e gás natural para sua desativação e tamponamento. A campanha inicial terá duração de cerca de sete meses, com posterior deslocamento para outros poços.
Compromisso com segurança e meio ambiente
As atividades de descomissionamento refletem o compromisso da Petrobras em garantir o encerramento das operações dos ativos de forma segura, sustentável e atendendo aos mais rigorosos padrões ambientais da indústria. “A Petrobras avança em seus processos de descomissionamento na Bacia de Sergipe, uma etapa natural para ativos com mais de 25 anos de produção em uma indústria madura como a de óleo e gás no Brasil. Todo o trabalho está sendo conduzido com a melhor técnica e alinhado às regulamentações vigentes” disse o gerente geral de Projetos de Descomissionamento da Petrobras, Carlos Castilho.
O descomissionamento é uma exigência legal para ativos que tiveram interrupção definitiva de produção e a realização de etapas depende de aprovação e acompanhamento dos órgãos competentes – como a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marinha do Brasil e IBAMA. Trata-se de um processo necessário dentro do ciclo produtivo da indústria de óleo e gás.
A perspectiva é que a Petrobras descomissione 26 unidades de produção em Sergipe, trazendo oportunidades para a indústria e a cadeia de fornecedores locais. A Bacia de Sergipe é a segunda com maior volume de investimentos em descomissionamento no país, logo após a Bacia de Campos, que ocupa a primeira posição. A unidade operacional da Petrobras na região, sediada em Aracaju, está dedicada às operações de descomissionamento nas Bacias de Sergipe-Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.
Plataformas autoelevatórias
As plataformas autoelevatórias são móveis e transportadas por rebocadores – ou por propulsão própria. Atuam em águas rasas, em lâmina d´água que variam de 5 a 130 metros. São compostas por uma balsa equipada com estruturas de apoio, ou pernas, que, quando acionadas, movimentam-se para baixo até atingirem o fundo do mar, fixando-a numa dada locação. Em seguida, inicia-se a elevação da plataforma acima do nível da água, para que a sonda opere nos poços a uma altura segura e fora da ação das ondas.
Conheça detalhes da PA-38 no infográfico abaixo:
Fotos







Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: