O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras abastece navios da Transpetro com bunker com conteúdo renovável
Combustível marítimo com menor intensidade de carbono segue as exigências do mercado internacional
Renzo Couto e Souza
Navio Carlos Drummond de Andrade, da Transpetro, abastecido com bunker com conteúdo renovável da Petrobras
Download Navio Carlos Drummond de Andrade, da Transpetro, abastecido com bunker com conteúdo renovável da PetrobrasEntre os dias 10 e 17 de novembro, a Petrobras abasteceu três navios da Transpetro com bunker com 24 % de conteúdo renovável. A operação ocorreu no Terminal Aquaviário de São Sebastião (Tebar), em São Paulo.
O combustível que abasteceu as embarcações é composto por 24 % de biodiesel fornecido pela Petrobras Biocombustível (PBio). Foram abastecidos os navios Zumbi dos Palmares, com aproximadamente 1.300 toneladas, e as embarcações Rômulo Almeida e Carlos Drummond de Andrade, com cerca de 400 e 300 toneladas, respectivamente. O volume total abastecido nos navios da frota Petrobras equivale ao consumo de combustível realizado pelos navios que foram utilizados como hotelaria durante a COP30.
O bunker com conteúdo renovável atende às regulamentações da Organização Marítima Internacional (IMO), que limita o teor de enxofre nos combustíveis marítimos. Trata-se de uma solução drop-in, ou seja, pode ser usada pela frota existente sem necessidade de adaptações técnicas, o que posiciona o Brasil como uma alternativa competitiva para o suprimento de combustíveis marítimos sustentáveis.
“A operação no Terminal de São Sebastião reforça o papel da Petrobras como agente na transição energética e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o mercado marítimo. O bunker com conteúdo renovável contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos compromissos ambientais da companhia e às melhores práticas internacionais. A Petrobras está expandindo, no Brasil e no exterior, sua capacidade logística para o fornecimento desse tipo de combustível”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.
Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), a Petrobras também cooperou com o aporte de diesel com conteúdo renovável para a frota de ônibus dedicada e para geradores de energia elétrica usados no evento.
Fotos
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma:

