Projeto de revitalização prevê reduzir em 60% emissões de carbono nos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos (RJ)

Postado em 30/08/2022

Texto copiado!

A Petrobras prevê reduzir em 60% as emissões de carbono associadas à produção dos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos (RJ), como reflexo da implantação do projeto de revitalização dessa bacia. A estratégia consiste em substituir as nove plataformas próprias que operam hoje nesses dois ativos por dois novos FPSOs (unidades flutuantes que produzem, armazenam e transferem petróleo), equipados com tecnologias para redução de emissões de gases de efeito estufa.
 
A revitalização da Bacia de Campos integra o maior projeto de recuperação de ativos maduros da indústria offshore global. Com isso, a Petrobras espera agregar mais valor aos campos de Marlim e Voador, instalando ali os FPSOs Anita Garibaldi e Anna Nery com capacidade de produzir, juntos, até 150 mil barris por dia (bpd). O início de operação das duas plataformas está previsto para 2023.
 
Para implementar os novos projetos de produção, a Petrobras irá perfurar 14 novos poços, remanejando outros 61 -  e com o esforço de revitalização dos reservatórios, a previsão é gerar ganhos de produção para o campo. A Petrobras incorporou nas novas plataformas válvulas de baixa emissão fugitiva, tecnologia para redução de gás ventilado a partir de tanques de armazenamento de óleo, além de outras soluções com foco na redução de emissões de carbono, contribuindo ainda mais para a resiliência ambiental dos campos de Marlim e Voador.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: