O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Revap celebra 45 anos com exposição interativa em um dos principais museus de São José dos Campos
Como parte das comemorações, haverá também a inauguração de um espaço com mostra permanente e visitas guiadas na refinaria
Ehder de Souza / Agência Petrobras
Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP)
Download Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP)A Refinaria Henrique Lage (Revap) completa neste mês de março 45 anos e celebra o aniversário com uma exposição interativa no principal museu de ciências de São José dos Campos. A cerimônia de abertura será na quinta-feira (27), no Museu Interativo de Ciências (MIC), e terá a participação do gerente geral da Revap, Alexandre Coelho Cavalcanti, e do prefeito da cidade, Anderson Farias. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e vai até 27 de setembro.
Com painéis que possibilitam a interação, maquetes, vídeos explicativos e experiências imersivas, a exposição será uma oportunidade para os visitantes conhecerem o processo de refino, a evolução tecnológica da Revap e os desafios para um futuro mais sustentável. Esta será a primeira vez que a refinaria promove uma exposição interativa, abordando além de curiosidades da Revap, temas relevantes para a sociedade como transição energética e inovação no setor de refino.
Segundo o gerente geral da Revap, Alexandre Coelho Cavalcanti, a iniciativa reforça o compromisso da refinaria com a educação e a conscientização sobre o setor energético. “A Revap sempre teve uma relação próxima com São José dos Campos e com o Vale do Paraíba. Realizar essa exposição no MIC é uma forma de celebrar nossa história junto com a comunidade, aproximando as pessoas do universo da energia e mostrando como a tecnologia e a inovação são fundamentais para o futuro da refinaria e do setor como um todo”, destaca.
Mais ações
Como parte das comemorações de aniversário, haverá ainda o lançamento do Espaço Revap e visitas guiadas nas instalações da refinaria.
Nesta segunda-feira, 24 de março, data em que a refinaria foi inaugurada em 1980, será apresentado o Espaço Revap. O local, que fica no prédio administrativo da refinaria, vai abrigar uma mostra permanente, que retrata a chegada do petróleo, o processo de refino, a história da Revap e seus principais produtos. A exposição será disponibilizada para empregados e estudantes, que participam das visitas monitoradas à refinaria.
Em 29 de março, começam as visitas guiadas, direcionadas a familiares dos empregados. Serão cerca de 600 visitantes, divididos em cinco dias, que terão a oportunidade de passear pela refinaria, conhecer o laboratório e participar de dinâmicas tecnológicas e atividades da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), com acesso a caminhões e ambulâncias utilizados no dia a dia da Revap.
Contribuição
Há quase meio século contribuindo para o desenvolvimento econômico e industrial da região do Vale do Paraíba, a Revap é um dos principais polos de refino do país, que abastece diversas regiões com combustíveis e derivados essenciais para a economia nacional. Atualmente, é responsável por cerca de 30% da arrecadação de ICMS de São José dos Campos e fornece, aproximadamente, 75% do querosene de aviação consumido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil. Além disso, ao longo das últimas décadas, a unidade tem se modernizado para atender às novas demandas do setor, investindo em inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Serviço:
Abertura da exposição “45 anos da Revap”
Local: Museu Interativo de Ciências – São José dos Campos
Data: Quinta-feira (27/03), às 9h
Entrada: Gratuita
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: