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Petrobras e Transpetro investem R$ 12 milhões no programa Rouanet Nordeste do MinC
Iniciativa vai incentivar projetos culturais nos nove estados nordestinos, além de cidades do norte de Minas Gerais e Espírito Santo
Agência Petrobras

Representantes dos patrocinadores estatais e do MinC no lançamento do programa Rouanet Nordeste
Download Representantes dos patrocinadores estatais e do MinC no lançamento do programa Rouanet NordesteTradicionalmente entre as maiores incentivadoras da cultura no País, a Petrobras, junto com a Transpetro, está entre as empresas parceiras do Ministério da Cultura (MinC) no programa Rouanet Nordeste, lançado na manhã de hoje (07/08), em cerimônia no Centro Cultural do Cariri, na cidade de Crato, no interior do Ceará. Com investimento de R$ 40 milhões (com R$ 10 milhões, da Petrobras, e R$ 2 milhões, da Transpetro), a iniciativa dá continuidade à política de nacionalização e democratização do investimento no setor produtivo cultural por meio do mecanismo de incentivo, além de fortalecer a diversidade cultural da região Nordeste e dos municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Além da Petrobras, o MinC ainda conta com a parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Serpro e Transpetro. “Investir em cultura é o mesmo que apoiar o desenvolvimento do país, ainda mais quando os agentes culturais beneficiados estão em estados historicamente menos contemplados com o fomento das grandes empresas. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais, a identidade do nosso povo, da nossa tradição e da nossa história que fazem nosso país ser tão único”, afirmou o Gerente Executivo de Comunicação da Petrobras, Luís Fernando Maia Nery.
Na região Nordeste, a Petrobras também patrocina as festas de São João de Caruaru e Campina Grande, reconhecidas por lei como Patrimônio Cultural do Brasil, e o São João do Reencontro, na Bahia. Além de serem momentos de reencontros familiares e celebração da cultura nordestina, com músicas, danças e comidas típicas, as festas juninas também geram empregos e impulsionam a economia local com o turismo. O Programa Petrobras Cultural conta atualmente com mais de 230 projetos, presentes em todos os estados brasileiros. São festas populares, festivais, cinema, teatros, artes visuais, dança e muitas outras manifestações da cultura brasileira.
Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o maior objetivo do programa é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico. “A Transpetro acredita no poder transformador da cultura e da educação. Como empresa estatal, estamos retomando nosso protagonismo no desenvolvimento econômico e social dos brasileiros, direcionando investimentos para fomentar a cultura no Brasil, em especial a cultura nordestina”, reforçou, Bacci.
Oficinas de capacitação
“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O lançamento do Programa Rouanet Nordeste é mais um passo na nacionalização do fomento, compromisso do MinC firmado com o presidente Lula. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio da Lei Rouanet, com empresas públicas e privadas”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estará no Ceará para o lançamento.
No mesmo dia do lançamento do Programa, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) deu início às oficinas de capacitação de agentes culturais da região Nordeste. O objetivo é oferecer habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais. Ao todo, serão realizadas formações presenciais em setes estados da região pela equipe técnica do MinC e do Sesi, além da promoção de transmissões e conferências virtuais com os proponentes.
“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes. Segundo ele, as oficinas visam tornar o processo de submissão de propostas culturais mais acessível e facilitado para proponentes iniciantes e experientes.
“A parceria entre o Sesi e o Ministério da Cultura, em especial nos editais dos programas Rouanet, consolidou-se como um marco na qualificação de milhares de gestores culturais, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a sustentabilidade do setor cultural brasileiro”, destacou a superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cláudia Ramalho.
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