O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras bate recorde com menor resultado histórico de emissões nas refinarias
Avanço nos resultados, em 2023, deve-se a investimentos em transição energética
Foto: Marcos Peron/Agência Petrobras
Refinaria de Paulínia (Replan)
Download Refinaria de Paulínia (Replan)O parque de refino da Petrobras apresentou resultados expressivos em eficiência energética no ano passado. Comparando-se com dados do recorde anterior, registrado em 2022, a intensidade de emissões do refino caiu de 37,9 para 36,8 kgCO2 por carga equivalente, a menor de toda a série histórica. Com isso, foram evitadas a queima de 490 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 535 mil toneladas de CO2. É o equivalente a retirar de circulação uma frota de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel ou mais de 88 mil carros movidos à gasolina.
Já a captação de água doce reduziu de 106,3 bilhões de litros, em 2022, para 103,4 bilhões, em 2023. Com isso, foi evitado um consumo 2,9 bilhões de litros, economia equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, dez mil famílias.
De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o recorde histórico é mais um resultado da atual gestão, cujo objetivo é fazer da companhia uma referência mundial em transformação de uma empresa de petróleo em uma empresa de soluções energéticas de baixo carbono e fontes renováveis de energia. “Defendo que o setor de óleo e gás deve passar por uma verdadeira transformação, uma mudança por dentro. Nosso compromisso com a transição energética justa passa por efetuar, rapidamente, a máxima descarbonização e a gestão socio-ambiental de todas as nossas atividades petrolíferas”.
Processos de produção mais eficientes
São muitas as iniciativas que permitiram os ganhos em eficiência energética. Entre elas, destaques para a redução das perdas de vapor e condensado em todas as refinarias; redução do envio sistêmico de gases para os sistemas de tocha; e aperfeiçoamento da matriz energética, por meio de uma menor queima de óleo e GLP nas refinarias, priorizando o uso de energéticos menos intensos em carbono.
Os dados foram gerados a partir de investimentos expressivos na eficiência das operações, suportadas por soluções robustas de tecnologia e digitalização de processos, que permitem produzir com rentabilidade e segurança.
De acordo com diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a transição energética demanda investimentos em eficiência. A Petrobras está contribuindo, cada vez mais, com a descarbonização de processos, sem deixar de investir em derivados para o crescimento do país.”.
Ampliação dos investimentos para todo o parque de refino
Em novembro de 2023, a Petrobras anunciou seu Plano Estratégico para o período 2024-28. Um dos destaques do novo plano é a ampliação do Programa RefTOP para todo o seu parque de refino. Por meio desse programa, a Petrobras vem atingindo as suas metas de eficiência e confiabilidade, economizando cerca de US$ 589 milhões entre 2021 e 2023, a partir das ações implementadas nas refinarias do Sudeste. Com o RefTOP, a Petrobras almeja colocar o seu parque industrial entre os melhores do mundo em eficiência operacional e energética até 2030.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: