O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Presidente da Petrobras participa do International Energy Forum, em Oslo
Evento na Noruega marca início da missão aos países nórdicos que ainda visitará Dinamarca e Holanda
Foto: Divulgação
Presidente Jean Paul Prates participou da abertura do IEF 2023
Download Presidente Jean Paul Prates participou da abertura do IEF 2023O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou, nesta segunda-feira (13/11), do International Energy Forum (IEF) 2023 em Oslo, na Noruega, onde falou sobre a conjuntura brasileira e os novos direcionadores estratégicos da companhia no painel de abertura sobre óleo e gás. Também estiveram presentes o diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim; o CEO da Norwegian Energy Partners, Ann Christin Andersen; a vice-ministra do Petróleo e Energia da Noruega, Astrid Bergmål; a diretora da Rystad Energy, Iben Fürst Frimann-Dahl; o vice-presidente e Head Global de projetos Greenfield da Equinor, Håvard Stensrud; e o CEO da Aker Solutions, Kjetel Digre.
“Estamos muito envolvidos em novos projetos, novos potenciais no Brasil. Estamos muito entusiasmados com nossa tarefa e nossa missão de transformar a Petrobras em uma empresa realmente de transição energética no país”, afirmou o presidente Jean Paul Prates, no evento que marca sua primeira atividade na missão aos países nórdicos.
O painel discutiu o que as empresas de petróleo têm feito para reduzir as emissões e acelerar a transição energética, proteger o ambiente, mitigar as alterações climáticas e melhorar a saúde pública e como esta estratégia também estimula inovação, criação de empregos e garantia de um futuro sustentável. Noruega, Brasil e Guiana são os países que mais devem receber investimentos em offshore nos próximos anos.
Ainda sobre os direcionadores estratégicos, o presidente elencou os principais pilares: foco total nas pessoas; busca por ativos rentáveis e descarbonização de E&P; adequação e melhoria do atual complexo refinador; desenvolvimento sustentável no país; aproveitamento das cadeias produtivas; e posicionar a Petrobras na vanguarda global da transição energética.
“Estamos trabalhando com a transição energética paralelamente ao trabalho com o petróleo. Buscamos empresas experientes e com ótimas soluções tecnológicas para nos aproximarmos e eventualmente formarmos parcerias que ajudem o Brasil a seguir nesse caminho”, concluiu Prates.
O diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim, integrou o painel sobre as oportunidades de mercado do hidrogênio (Exploring Hydrogen Market Opportunities - Global Trends, Financing, and Market Insights), onde foram apresentadas as atuais tendências globais na implementação do hidrogénio, modelos de financiamento e perspectivas de mercado, oferecendo uma compreensão ampla das perspectivas de crescimento do setor, oportunidades de investimento e dinâmica de mercado.
À noite, o presidente discursou no SUMMIT IEF 2023, evento que faz parte do IEF, direcionado para altos executivos e CEOs de empresas de energia. Amanhã (14/11), Prates participa de reunião bilateral com ministro de Petróleo e Energia da Noruega, Terje Aasland, e integra um workshop na Agência de Financiamento às Exportações da Noruega (EKSFIN), empresa que faz parte do Ministério do Comércio, da Indústria e das Pescas norueguês.
Missão aos países nórdicos
Além da Noruega, a missão também inclui agendas na Dinamarca e Holanda. Na quinta-feira (16/11), o presidente visita a Agência de Energia da Dinamarca. Na pauta, ambiente regulatório, perspectivas do mercado, reestruturação do setor de energias renováveis no país.
Para encerrar a missão, na segunda-feira (20/11), o presidente e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, visitam o Porto de Rotterdam, na Holanda, para reuniões e oportunidades de negócio, e o escritório da Petrobras no mesmo país.
A missão técnica envolve visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras. As agendas serão acompanhadas pelos embaixadores brasileiros na Noruega, Dinamarca e Holanda.
IEF 2023
O International Energy Forum (IEF) 2023 é um evento dinâmico e interativo que apresenta as últimas tendências, tecnologias e estratégias nas indústrias de energia. Além dos principais desafios e oportunidades a curto e longo prazo para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade. O encontro encerra as atividades amanhã (14).
Fotos
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: