Presidente da Petrobras participa do International Energy Forum, em Oslo

Evento na Noruega marca início da missão aos países nórdicos que ainda visitará Dinamarca e Holanda

Postado em 13/11/2023

Texto copiado!

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou, nesta segunda-feira (13/11), do International Energy Forum (IEF) 2023 em Oslo, na Noruega, onde falou sobre a conjuntura brasileira e os novos direcionadores estratégicos da companhia no painel de abertura sobre óleo e gás. Também estiveram presentes o diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim; o CEO da Norwegian Energy Partners, Ann Christin Andersen; a vice-ministra do Petróleo e Energia da Noruega, Astrid Bergmål; a diretora da Rystad Energy, Iben Fürst Frimann-Dahl; o vice-presidente e Head Global de projetos Greenfield da Equinor, Håvard Stensrud; e o CEO da Aker Solutions, Kjetel Digre.

“Estamos muito envolvidos em novos projetos, novos potenciais no Brasil. Estamos muito entusiasmados com nossa tarefa e nossa missão de transformar a Petrobras em uma empresa realmente de transição energética no país”, afirmou o presidente Jean Paul Prates, no evento que marca sua primeira atividade na missão aos países nórdicos.

O painel discutiu o que as empresas de petróleo têm feito para reduzir as emissões e acelerar a transição energética, proteger o ambiente, mitigar as alterações climáticas e melhorar a saúde pública e como esta estratégia também estimula inovação, criação de empregos e garantia de um futuro sustentável. Noruega, Brasil e Guiana são os países que mais devem receber investimentos em offshore nos próximos anos.

Ainda sobre os direcionadores estratégicos, o presidente elencou os principais pilares: foco total nas pessoas; busca por ativos rentáveis e descarbonização de E&P; adequação e melhoria do atual complexo refinador; desenvolvimento sustentável no país; aproveitamento das cadeias produtivas; e posicionar a Petrobras na vanguarda global da transição energética.

“Estamos trabalhando com a transição energética paralelamente ao trabalho com o petróleo. Buscamos empresas experientes e com ótimas soluções tecnológicas para nos aproximarmos e eventualmente formarmos parcerias que ajudem o Brasil a seguir nesse caminho”, concluiu Prates.

O diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim, integrou o painel sobre as oportunidades de mercado do hidrogênio (Exploring Hydrogen Market Opportunities - Global Trends, Financing, and Market Insights), onde foram apresentadas as atuais tendências globais na implementação do hidrogénio, modelos de financiamento e perspectivas de mercado, oferecendo uma compreensão ampla das perspectivas de crescimento do setor, oportunidades de investimento e dinâmica de mercado.

À noite, o presidente discursou no SUMMIT IEF 2023, evento que faz parte do IEF, direcionado para altos executivos e CEOs de empresas de energia. Amanhã (14/11), Prates participa de reunião bilateral com ministro de Petróleo e Energia da Noruega, Terje Aasland, e integra um workshop na Agência de Financiamento às Exportações da Noruega (EKSFIN), empresa que faz parte do Ministério do Comércio, da Indústria e das Pescas norueguês.

Missão aos países nórdicos

Além da Noruega, a missão também inclui agendas na Dinamarca e Holanda.  Na quinta-feira (16/11), o presidente visita a Agência de Energia da Dinamarca. Na pauta, ambiente regulatório, perspectivas do mercado, reestruturação do setor de energias renováveis no país.

Para encerrar a missão, na segunda-feira (20/11), o presidente e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, visitam o Porto de Rotterdam, na Holanda, para reuniões e oportunidades de negócio, e o escritório da Petrobras no mesmo país.

A missão técnica envolve visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras. As agendas serão acompanhadas pelos embaixadores brasileiros na Noruega, Dinamarca e Holanda.

IEF 2023

O International Energy Forum (IEF) 2023 é um evento dinâmico e interativo que apresenta as últimas tendências, tecnologias e estratégias nas indústrias de energia. Além dos principais desafios e oportunidades a curto e longo prazo para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade. O encontro encerra as atividades amanhã (14).

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: