Plataformas da Bacia de Campos passam por serviços de manutenção com uso de Hotéis flutuantes

Até 2023, investimento total será de US$ 220 milhões para a execução de serviços com as Unidades de Manutenção e Segurança

Postado em 08/08/2022

Texto copiado!

Utilizadas pela Petrobras em grandes manutenções e paradas de produção na Bacia de Campos, as Unidades de Manutenção e Segurança (UMS) realizam serviços voltados à integridade, preservação, conformidade legal e segurança. As cinco campanhas para a execução dessas atividades iniciadas em 2022 se estendem até 2023, com investimento de mais de US$ 220 milhões e criação de dois mil postos de trabalho. Esse aporte de recursos integra o Plano Estratégico - PE 2022-2026 da companhia.
 
A plataforma P-51 teve campanha e parada de produção já concluídas. Estão em curso as campanhas da P-53 e da P-43, com término previsto para julho. Serão iniciadas, ainda em 2022, as etapas de execução das campanhas das plataformas P-48 e P-40. Além das UMS, a Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras utilizará, a partir de agosto de 2022, uma embarcação de pequeno porte, tipo acomodação, para obras de menor escopo.
 
Nessas campanhas, fornecedores e parceiros atuam em conjunto com a companhia desde o planejamento, fornecimento de materiais até a entrega de cada serviço crítico. Além da estruturação do planejamento, a equipe de gestão cuida de sua execução, monitoramento e controle e conta com o trabalho de gerências internas de suporte e profissionais a bordo das unidades marítimas. O ciclo de um projeto de grandes manutenções e de parada programada possui, em média, dois anos, desde a nomeação do time do projeto, iniciação, planejamento até a implantação e encerramento.
 
Um hotel flutuante com oficinas de manutenção, cada UMS permite alojar cerca de 500 trabalhadores que não pertencem à equipe da plataforma e que atuam em campanhas ou paradas programadas das unidades marítimas em operação, o que possibilita a realização de um amplo escopo de atividades complementares à rotina da unidade.
 
As UMS se conectam às plataformas que estão em manutenção por meio de uma ponte articulada (gangway), permitindo o deslocamento de forma segura dos trabalhadores, que retornam à UMS para pernoite e refeições. Além de alojamentos e refeitório, esse tipo de unidade conta com oficinas mecânicas e elétricas, guindastes, almoxarifados, áreas de pintura e manutenção de peças e equipamentos.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: