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Petrobras tem a primeira refinaria do país certificada para produção de SAF
Certificação internacional ISCC CORSIA para a Reduc (RJ) atesta conformidade para produção e comercialização de combustíveis sustentáveis de aviação
Mário Nascimento
Refinaria Duque de Caxias (RJ) recebeu certificação ISCC CORSIA para produção de SAF
Download Refinaria Duque de Caxias (RJ) recebeu certificação ISCC CORSIA para produção de SAFA Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, é a primeira refinaria no Brasil certificada para produzir e comercializar SAF (Sustainable Aviation Fuel) pela rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) de coprocessamento, uma das rotas reconhecidas internacionalmente como uma solução estratégica para a descarbonização do setor aéreo.
A certificação ISCC CORSIA assegura padrões rigorosos de sustentabilidade e rastreabilidade para a redução de emissões de gases de efeito estufa nos mercados internacionais do setor de aviação. O processo de certificação foi iniciado após a obtenção da autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a produção de SAF, em maio deste ano, culminando na emissão do certificado pela ISCC em outubro. O SAF pode substituir diretamente o querosene de aviação convencional sem necessidade de modificações nas aeronaves ou na infraestrutura de abastecimento. Isso torna o combustível uma solução prática e rápida para reduzir as emissões do setor aéreo.
A Reduc possui autorização da ANP para incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na produção de SAF por esta rota. A previsão é que, a partir dos próximos meses, a refinaria inicie a produção para comercializar até 50 mil m³/mês (10 mil bpd) do combustível. A utilização de matéria-prima de baixa intensidade de carbono e o teor de compostos renováveis obtido no combustível são compatíveis com a exigência de redução de 1% das emissões de gases de efeito estufa para a aviação doméstica em 2027.
“A Petrobras dá mais um passo no caminho da transição energética justa ao oferecer ao mercado uma solução estratégica de baixo investimento e rápida implementação, contribuindo de forma efetiva para a descarbonização do setor aéreo. Concomitante a isso, estamos provando a importância dos investimentos em inovação e sustentabilidade no refino brasileiro”, diz o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.
Petrobras alinhada às exigências de um mercado em expansão
A antecipação da produção de SAF em relação à legislação vigente, usando a rota HEFA por coprocessamento, é fundamental para o mercado de aviação, considerando as futuras exigências do setor. A partir de 2027, as companhias aéreas no Brasil deverão começar a usar, obrigatoriamente, esse tipo de combustível em voos internacionais, com base na Lei do Combustível do Futuro e na fase obrigatória do CORSIA.
“O SAF produzido por coprocessamento é um produto competitivo que fortalece a transição energética justa no setor de aviação e coloca o Brasil na vanguarda das exigências do Combustível do Futuro. Ao atender rigorosos padrões internacionais, já demonstra, na prática, como a indústria nacional pode se antecipar às demandas globais e abrir caminho para uma aviação mais sustentável”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.
Recentemente, outro marco foi alcançado pela Petrobras na produção de combustíveis mais sustentáveis. A Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), também realizou testes para a produção de SAF a partir do coprocessamento de óleo vegetal em mistura com correntes tradicionais de petróleo.
Sobre a ISCC e o CORSIA
A ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é um sistema global de certificação reconhecido internacionalmente, que assegura a sustentabilidade, rastreabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa em cadeias de suprimento de biomassa, biocombustíveis e matérias-primas circulares.
O CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é um programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que visa estabilizar as emissões de gases de efeito estufa da aviação internacional. O CORSIA permite o uso de combustíveis sustentáveis certificados, como o SAF, para reduzir a pegada de carbono do setor aéreo.
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