O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da Argentina
Gás de Vaca Muerta foi transportado via gasoduto da Argentina até a Bolívia e depois para o Brasil
Geraldio Falcão / Agência Petrobras
Foram importados 100 mil metros cúbicos de gás natural, produzidos pela POSA e pela Pluspetrol, com o objetivo testar o arcabouço comercial e operacional da operação
Download Foram importados 100 mil metros cúbicos de gás natural, produzidos pela POSA e pela Pluspetrol, com o objetivo testar o arcabouço comercial e operacional da operaçãoA Petrobras e a Pluspetrol realizaram a primeira importação de volumes de gás natural não convencional de Vaca Muerta, produzidos na Bacia de Neuquén, na Argentina. A operação ocorreu na última sexta-feira, 3/10, no âmbito do acordo celebrado entre as empresas e suas subsidiárias (Petrobras Operaciones S.A - POSA e Gas Bridge Comercializadora).
Foram importados 100 mil metros cúbicos de gás natural, produzidos pela POSA e pela Pluspetrol, com o objetivo testar o arcabouço comercial e operacional da operação. O gás foi transportado via gasodutos, da Argentina até a Bolívia e de lá até o Brasil.
Pelo contrato, a Petrobras pode importar até 2,0 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, na modalidade interruptível. Novas operações de importação ocorrerão conforme as empresas identifiquem oportunidades comerciais.
"Essa primeira operação é um marco relevante para a Petrobras, possibilitada pela integração das infraestruturas e que permite a conexão da produção própria da Petrobras na Argentina, por meio de sua subsidiária POSA, com o mercado nacional. Essa solução logística e comercial abre uma nova possibilidade para importação de gás natural pelo Brasil, refletindo o compromisso da Petrobras com o aumento da oferta e com o desenvolvimento sustentável do mercado de gás natural”, afirmou a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano.
Petrobras na Argentina
A Petrobras mantém operações de produção na Argentina por meio da POSA, subsidiária da companhia que detêm 33,6% de participação não-operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro. A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: