Petrobras lança novo asfalto mais eficiente e sustentável

Produto permite economia de energia e gera menos emissões de gases de efeito estufa

Postado em 14/12/2023

Texto copiado!

A linha de asfaltos mais sustentáveis da Petrobras ganhou um novo produto. Especialmente formulado para aplicações em temperaturas reduzidas, o Cimento Asfáltico de Petróleo CAP Pro W 30/45 gera economia de energia na etapa de usinagem (preparação do concreto asfáltico), reduzindo em cerca de 65% a emissão de gases de efeito estufa. O lançamento do produto ocorreu na quinta-feira (14/12), em evento realizado no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), com presença de lideranças da empresa, clientes e convidados.

A redução da temperatura do processo de aplicação, trazida pelo CAP Pro W 30/45, resulta em menores custos na cadeia de pavimentação, redução da intensidade de carbono e melhores condições de trabalho. A Petrobras também oferece aos clientes suporte técnico integral para aplicação do novo produto.

Melhores condições de saúde durante a aplicação

Com a aplicação em temperaturas mais baixas, estima-se uma redução em cerca de 70% dos chamados “fumos” do asfalto (vapores gerados pela alta temperatura do produto) minimizando a exposição dos trabalhadores envolvidos diretamente na atividade.

O CAP Pro W 30/45 permite uma redução da temperatura do processo de aplicação que pode chegar a cerca de 40 °C, sem prejuízos para o desempenho do concreto asfáltico. Ao mesmo tempo, pode proporcionar um aumento de 15% de produtividade na usinagem. Além disso, as características comprovadas do CAP Pro W 30/45 trazem todos os benefícios de um WMA (Warm Mix Asphalt), sem necessidade de alteração de equipamentos nos processos de pavimentação.

Benefícios para o usuário de rodovias

Por ser especificado como um cimento asfáltico de petróleo 30/45, com formulação desenvolvida, testada e aprovada no Cenpes, o produto promove uma maior durabilidade, quando comparado ao asfalto convencional.

Devido à tecnologia do novo asfalto, há, ainda, outros benefícios operacionais, como pavimentação em dias mais frios, maiores distâncias de transporte da usina até o local da aplicação, liberação mais rápida da pista, entre outros.

Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “o CAP Pro W 30/45 é resultado de pesquisa e incremento de processos produtivos. Estamos gerando produtos com uma menor pegada de carbono e com aperfeiçoamento de desempenho”.
 
Linha de asfaltos CAP Pro promove cadeia sustentável

A Petrobras destinará US$ 11,5 bilhões para projetos de baixo carbono nos próximos cinco anos, conforme o Plano Estratégico 2024-2028. De acordo com o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, “a Petrobras está dobrando os investimentos em baixo carbono, promovendo ganhos sociais e ambientais efetivos, porque acredita numa transição energética justa e responsável”.

Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, o CAP Pro W é uma alternativa que orienta o futuro do mercado de asfaltos: “O desenvolvimento de um asfalto com alto desempenho, com menores emissões e que desenvolve uma cadeia mais sustentável é estratégico para a Petrobras. Investimos para oferecer aos nossos clientes e usuários produtos com qualidade e que reafirmem nosso compromisso com a sociedade”.

Uma nova geração de asfaltos mais sustentáveis está sendo desenvolvida pela Petrobras, em linha com a transição para o futuro de baixo carbono. Além do CAP Pro W 30/45, que entra agora na carteira de produtos da Petrobras, a companhia já comercializa o CAP Pro AP, indicado para a pavimentação com cerca de 25% de conteúdo reciclado, incorporando o conceito de economia circular. Tanto o CAP Pro W 30/45, como o CAP Pro AP são produzidos na Refinaria Henrique Lage (REVAP), no estado de São Paulo.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Navegue nas Seções:

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: