Petrobras implementa iniciativas para incentivar aumento da diversidade em liderança

Novas orientações de RH contribuem para atingir metas de 25% de mulheres e 25% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030, previstas no Plano Estratégico da empresa

Postado em 08/03/2024

Texto copiado!

Nesta sexta-feira (8 de março), Dia Internacional das Mulheres, a Petrobras está lançando um padrão que normatiza a utilização de ações afirmativas em seus processos internos de Recrutamento e Seleção para cargos de liderança e de especialistas. A medida visa incentivar a diversidade, equidade e inclusão dentro da companhia e contribuirá para o alcance das metas de ter 25% de mulheres e 25% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030, estabelecidas no Plano Estratégico 2024-2028 da empresa. 

“Essa iniciativa é um desdobramento do nosso Plano Estratégico, que prevê metas relacionadas ao aumento da representatividade feminina e de pessoas negras nas posições de liderança da Petrobras", explica a gerente executiva de RH, Lilian Soncin. “Essas medidas também estão alinhadas com a nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que entre outras coisas, orienta que devemos promover a não discriminação e a igualdade de oportunidades, inclusive com ações afirmativas para grupos sub-representados.” 

O padrão interno estabelece três formas para a realização de processos de seleção com ações afirmativas, de forma a atender ao desafio de cada área no que se refere à representatividade. O processo pode ser exclusivo, no qual somente membros dos grupos sub-representados definidos podem se candidatar; com priorização, quando são estabelecidas medidas que favorecem a participação de grupos sub-representados numa seleção de ampla concorrência, como pontuações adicionais; ou, ainda, com reserva de vagas para esses grupos.

Uma seleção com ações afirmativas na Petrobras passa a seguir um passo a passo, que pode incluir a definição dos grupos sub-representados, dos percentuais de reservas, e do número de vagas de ampla concorrência. A norma também prevê orientações para reduzir a probabilidade de discriminações e vieses inconscientes durante as etapas de seleção, como a possibilidade de utilização de currículo anônimo, e fase de entrevistas com participação de grupos sub-representados nas comissões de seleção.

Em setembro de 2023, a Petrobras lançou sua Política de Diversidade, Equidade e Inclusão , estabelecendo o compromisso de promover a não discriminação e a igualdade de oportunidades, inclusive com ações afirmativas para grupos sub-representados.

Desde outubro de 2023, a Petrobras faz parte da Iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que promove ações conjuntas de enfrentamento à violência contra as mulheres e às desigualdades sociais de gênero, mobilizando empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros setores.

A Petrobras também procura se posicionar como referência para seus parceiros na promoção da diversidade, equidade e inclusão. Por exemplo, desde 2023 os Termos de Cooperação Tecnológica firmados pela Petrobras com instituições de ensino e pesquisa passaram a incluir cláusulas de diversidade que preveem a inclusão de pessoas pretas, pardas, indígenas, mulheres e pessoas com deficiência nas equipes executoras dos projetos.

Antes mesmo do lançamento do padrão, a Petrobras já vinha abrindo processos de Recrutamento e Seleção com ações afirmativas para cargos de liderança, como a seleção para a recém-criada gerência de Diversidade, Equidade e Inclusão, criada em maio na área de Recursos Humanos, na qual o processo foi exclusivo para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outros grupos sub-representados.
 

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Navegue nas Seções:

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: