Petrobras e Federação Paulista de Futebol renovam parceria e debatem incentivo ao futebol feminino

Postado em 11/07/2025

Texto copiado!

A Petrobras reforçou o compromisso como marca líder no incentivo ao futebol feminino brasileiro em evento realizado com a Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (10/07). O evento "Mais Energia para o Futebol Feminino" aconteceu no Edifício Pelé, sede da FPF, em São Paulo, promovendo um espaço de diálogo, visibilidade e engajamento com públicos estratégicos do futebol brasileiro. Na ocasião, foram anunciadas várias iniciativas da Petrobras para a valorização do esporte, como a renovação do patrocínio ao Desenvolvimento do Futebol Paulista – Campeonato Paulista de Futebol Feminino, a maior parceria do futebol feminino paulista de todos os tempos.

- O futebol feminino já está acontecendo, e a Petrobras está orgulhosa de impulsioná-lo ainda mais. Nossa liderança no investimento desta modalidade se baseia em três pilares fundamentais: formação e infraestrutura para as atletas, apoio às competições, e ampliação da visibilidade através da comunicação. Este compromisso reflete perfeitamente nossos valores de diversidade, inclusão e igualdade de gênero. Investir no futebol feminino não é apenas sobre esporte - é sobre transformar trajetórias e garantir que a energia dessas atletas nunca seja interrompida. Embora a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil, represente um marco importante nessa jornada, nosso compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino se estende em uma estratégia de longo prazo, alinhada com a visão de futuro da Petrobras. Ninguém pode parar a energia delas, e a Petrobras está aqui para garantir que essa energia continue crescendo e se fortalecendo ao longo dos anos - afirmou a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.

Além do patrocínio ao Paulistão Feminino, à Copinha Feminina e à Copa Paulista, a Petrobras também nomeia, com a iniciativa, a Taça Paulistana e os Campeonatos Paulistas Sub-20, Sub-17, Sub-15 e o Festival Paulista Sub-14. A Petrobras acredita no futebol feminino como símbolo de resistência, conquista e potência e valoriza o talento de milhares de meninas brasileiras em todo o país, promovendo equidade, visibilidade e respeito.
 
"É especialmente simbólico celebrar a renovação desta parceria, essa energia que ajuda neste desenvolvimento, com tanta gente pensando em várias iniciativas que vão impulsionar competições e toda a modalidade. É incrível poder ver tantos projetos de capacitação, que contemplam as categorias de base, e geram um impacto enorme no futebol feminino, com a Petrobras ao nosso lado, com muita criatividade e muito trabalho coletivo", disse Kin Saito, diretora executiva de futebol feminino da FPF.

O evento contou com um bate-papo sobre o desenvolvimento do futebol feminino, que teve a participação, além da gerente de Patrocínios da Petrobras, da diretora do Departamento de Futebol Feminino da FPF, Kin Saito, da jogadora Luana Sartório e da coordenadora de futebol feminino Nueli Silveira, ambas da Ferroviária de Araraquara. A moderação foi da jornalista Roberta Nina, cofundadora do site Dibradoras.
 
Na conversa, a zagueira Luana Sartório, da Ferroviária de Araraquara, compartilhou as diversas dificuldades enfrentadas e ressaltou a importância do apoio institucional para o desenvolvimento da modalidade:
 
- Com apenas 15 anos, tive que vir para São Paulo atrás do meu sonho de ser jogadora de futebol. Enfrentamos dificuldades básicas, como a falta de alojamento adequado. Hoje, aos 26 anos, estou testemunhando essa transformação de dentro. Sou a pessoa que viveu todos esses problemas e agora posso desfrutar da evolução do futebol feminino. Ainda há muito a ser feito, mas é emocionante ver projetos e investimentos como os da Petrobras se tornando realidade. Só tenho a agradecer a quem acredita no potencial do futebol feminino e contribui para que outras atletas não precisem enfrentar os mesmos obstáculos que eu enfrentei.
 
Também no evento, foram apresentadas outras iniciativas da Petrobras relacionadas ao futebol Feminino. Lançado em junho, o projeto Caravana do Futebol Feminino Petrobras está percorrendo 24 cidades brasileiras com duas carretas acopladas e abertas à visitação em praça pública, com entrada totalmente gratuita. A Caravana leva aos visitantes histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte, ações de comunicação digital e ativações em escolas, projetos sociais e clubes de base. Outra iniciativa é o Cartola Feminino Petrobras, lançado em parceria com a Globo. A partir de agosto, usuários que acessarem o game poderão participar do Bolão do Brasileirão Feminino, acumulando pontos a cada acerto, e do fantasy game, no desempenho de times fictícios escalados com atletas reais.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: