Petrobras dobra capacidade de processamento na UPGN do Complexo de Energias Boaventura

Empresa deu início à operação comercial no segundo módulo da Unidade de Processamento de Gás Natural, em Itaboraí (RJ)

Postado em 05/05/2025

Texto copiado!

O segundo módulo da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo de Energias Boaventura, localizado em Itaboraí (RJ), entrou em operação comercial neste domingo (04/05). Somando-se ao primeiro módulo, inaugurado no ano passado, a capacidade total de processamento da unidade atinge 21 milhões de m³/dia.
 
A UPGN do Boaventura faz parte do Projeto Integrado Rota 3 da Petrobras, por onde é escoado gás natural de campos de produção como Tupi, Búzios, Sapinhoá, entre outros. Trata-se de um gás rico que, após processado, gera três produtos importantes para o mercado: Gás Natural (GN); Gás Liquefeito de Petróleo (GLP ou gás de cozinha); e C5+ (matéria-prima na indústria petroquímica e produção de combustíveis).
 
"A Petrobras está empenhada em oferecer ainda mais confiabilidade de fornecimento aos clientes da indústria e das distribuidoras comprometidos em soluções sustentáveis e competitivas. A operação comercial do módulo 2 da UPGN é fundamental também para aumentar a competitividade da Petrobras no novo ambiente dinâmico e competitivo do mercado de gás nacional” afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim
 
Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França “a entrada em operação comercial dos dois módulos da UPGN é mais uma demonstração de uma empresa que está comprometida com o país. A Petrobras está reafirmando sua estratégia para o mercado de gás e preservando a sustentabilidade financeira de um projeto integrado com alta complexidade operacional”.
 
Segundo a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, “o Projeto Integrado Rota 3 confere robustez ao escoamento de gás desde os campos de produção no pré-sal, garantindo que ele possa ser processado em diferentes unidades da Petrobras. A operação comercial na UPGN é mais uma demonstração da capacidade de a Petrobras entregar gás ao mercado”.
 
Desde novembro de 2024, a Petrobras opera comercialmente na UPGN do Complexo de Energias Boaventura, contribuindo para a oferta de gás natural para o mercado nacional, reduzindo a dependência de importações. Além do gasoduto implantado para o escoamento de gás natural e da UPGN, a Petrobras está trabalhando em projetos no Complexo que incluem duas termelétricas a gás para participação no leilão agendado para o dia 27/06/2025 pelo setor elétrico, e unidades de refino para produção de combustíveis e lubrificantes, as quais estão com processos de contratações das obras em curso.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: