O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Petrobras assina contrato com CNOOC para escoamento e processamento de gás natural
A Petrobras informa que assinou o contrato do Sistema Integrado de Processamento de gás natural (SIP) com a CNOOC Petroleum Brasil Ltda. (CNOOC) e, em conjunto com Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil, sócios nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, concluiu o processo de adesão da CNOOC aos contratos vigentes do Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Santos (SIE-BS).
Com assinatura destes contratos, a CNOOC poderá escoar o gás natural oriundo do campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, por qualquer uma das rotas de exportação do SIE-BS e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras, viabilizando o atendimento direto ao mercado de gás natural pela CNOOC a partir de 01/01/2023.
Este é mais um passo da Petrobras na construção de um mercado de gás natural aberto, competitivo e sustentável e faz parte do conjunto de compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em julho de 2019.
O SIE-BS é composto pelas Rotas 1, 2 e 3 de escoamento do Polo pré-sal da Bacia de Santos e o SIP contempla as plantas de processamento conectadas ao SIE-BS, de propriedade da Petrobras, localizadas em Caraguatatuba, São Paulo, Cabiúnas e Itaboraí (em construção), ambas no Rio de Janeiro.
Além do SIE-BS e SIP, a Petrobras também compartilha, desde 2022, com a empresa Potiguar E&P (subsidiária da PetroReconcavo) o Sistema de Escoamento de Gás Natural de Guamaré (SEG Guamaré) e a planta de processamento de gás natural na UPGN Guamaré.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: