Petrobras e Ternium assinam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre no RJ

Nova parceria visa ao relacionamento de longo prazo no mercado de gás natural, além do desenvolvimento de outras oportunidades entre Petrobras e Grupo Ternium

Postado em 03/10/2024

Texto copiado!

A Petrobras e Ternium assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à unidade da Ternium localizada no Rio de Janeiro (RJ). O acordo marca a migração da Ternium do mercado cativo para o mercado livre no estado fluminense, com suprimento firme de gás natural realizado pela Petrobras e distribuição com a Naturgy.

“Petrobras e Ternium possuem importantes sinergias tendo o mercado de gás natural como importante elo entre as empresas. Quanto ao atual contexto de abertura de mercado, a nova carteira de produtos de Gás Natural oferece um portfólio diversificado de contratos em um ambiente mais competitivo. Atuamos sempre para ser a melhor opção de fornecimento para nossos parceiros comerciais”, diz o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Nesse contexto, a Petrobras e a Ternium estabelecem seu primeiro relacionamento comercial, de parceria no mercado livre de gás natural, apostando no desenvolvimento de soluções para a viabilização de um ambiente de comercialização aberto, competitivo, transparente, sustentável e cada vez mais desenvolvido no país.

As empresas também pretendem desenvolver outras parcerias e sinergias envolvendo negócios no setor de gás natural, aderentes à agenda de descarbonização do setor siderúrgico.

“Esse acordo traz grandes oportunidades para a Ternium Brasil. A possibilidade de adquirir o gás natural no livre mercado permite maior competitividade, gerando mais eficácia na gestão de recursos. É um fator de melhoria de processo e de fomento à descarbonização do aço, uma agenda estratégica para nós”, afirma Titus Schaar, presidente da Ternium Brasil.

“A assinatura deste contrato é um passo importante para que a abertura do mercado de gás no Rio de Janeiro se torne, de fato, uma realidade. E também um fomento à competitividade no mercado industrial do estado. A Ternium é um importante cliente do mercado cativo há muitos anos e a Naturgy enviou todos os esforços possíveis para que essa migração acontecesse no menor tempo. Medidas de estímulo à concorrência tendem a contribuir para a redução do preço da molécula de gás, o que beneficiará todos os segmentos de mercado. A Naturgy seguirá trabalhando para gerar cada vez mais competitividade para os seus clientes”, afirma Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy.

Sobre a Ternium

A Ternium é uma das líderes na produção de aço da América Latina e, desde 2017, opera seu centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação, e atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa.  A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Ternium investe, desde 2017, R$59 milhões no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 5 mil pessoas diretamente, por ano.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: