Campo de Búzios atinge marca histórica de 800 mil barris de óleo produzidos por dia

Segundo maior campo do país em volume produzido e maior em reservas, Búzios atingiu recorde nesta segunda-feira (24) após entrada em operação de sua sexta unidade, a FPSO Almirante Tamandaré

Postado em 24/02/2025

Texto copiado!

O Campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, atingiu nesta segunda-feira (24) o recorde de 800 mil barris de óleo produzidos diariamente. Búzios, que entrou em operação em 2018, é o segundo campo em volume de produção no país, atrás apenas do Campo de Tupi.

A marca histórica foi alcançada após a chegada da sexta FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) ao campo, o navio-plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou sua operação em 15 de fevereiro. Estão instalados no local mais cinco unidades: as plataformas P-74, P-75. P-76, P-77 e Almirante Barroso.

“Esse grande marco de produção é fruto sobretudo do empenho incansável das equipes de diferentes áreas da Petrobras. A companhia está empenhada em produzir de forma sustentável, buscando a aplicação de novas tecnologias. Sabemos da responsabilidade que temos em prover energia para ajudar a mover o país. Por isso, celebramos esse recorde conscientes de que precisamos seguir nessa trajetória, desenvolvendo as nossas reservas e buscando novas fronteiras exploratórias”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Aumento da capacidade à vista

Com a chegada da Almirante Tamandaré, a maior instalação do tipo no Brasil, o potencial do Campo de Búzios aumenta ainda mais. A FPSO chegou ao Brasil em outubro, após deixar, em julho, o estaleiro CMHI na China. A plataforma é a primeira unidade do Brasil com capacidade de produzir até 225 mil barris de óleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

“Com a entrada da FPSO Almirante Tamandaré, nossa expectativa é atingir, em pouco tempo, um novo marco de produção diária em Búzios: 1 milhão de barris. Além disso, para um futuro próximo, com novas unidades previstas, o potencial de produção de Búzios deve chegar a 1,5 milhão de barris por dia até 2030”, explica a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.

Jornada de recordes

O recorde anterior de produção diária no Campo de Búzios havia ocorrido em janeiro de 2024, quando foi alcançada a marca de 782 mil barris por dia. Ao longo do ano passado, o campo registrou o patamar de 750 mil barris diários em mais de 20 dias.

Em março de 2024, Búzios atingiu a marca de produção acumulada de 1 bilhão de barris de óleo. Em 2020, a Petrobras recebeu o Prêmio da OTC (Offshore Technology Conference) pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para tornar viável a produção em Búzios. As soluções de última geração utilizadas aumentaram a eficiência, impulsionaram a produção e reduziram custos da operação do campo de forma consistente. Em setembro, foi iniciada uma nova campanha de levantamento de dados sísmicos em 4D para o campo.

Operado pela Petrobras em consórcio com as empresas CNOOC, CNPC e PPSA, Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. A espessura de seu reservatório tem a mesma altura que o Pão de Açúcar – e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara.

"O marco de 800 mil barris diários é mais um na coleção de recordes de Búzios que muito nos orgulha. Com essa nova marca, e a partir da implantação progressiva do FPSO Almirante Tamandaré, que será a maior unidade do país, começaremos um trabalho de movimentação de nossas equipes para o marco de 1 milhão de barris por dia", afirma Luiz Otávio Schmall dos Santos, Gerente Executivo de Búzios.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: