O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Campo de Búzios atinge marca histórica de 800 mil barris de óleo produzidos por dia
Segundo maior campo do país em volume produzido e maior em reservas, Búzios atingiu recorde nesta segunda-feira (24) após entrada em operação de sua sexta unidade, a FPSO Almirante Tamandaré
Divulgação SBM
.jpeg/b50f6304-051f-aaa8-e8c0-ba41f4a2c6bd)
Marca histórica foi alcançada após a chegada da sexta unidade ao campo, o navio-plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou sua operação em 15 de fevereiro
Download Marca histórica foi alcançada após a chegada da sexta unidade ao campo, o navio-plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou sua operação em 15 de fevereiroO Campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, atingiu nesta segunda-feira (24) o recorde de 800 mil barris de óleo produzidos diariamente. Búzios, que entrou em operação em 2018, é o segundo campo em volume de produção no país, atrás apenas do Campo de Tupi.
A marca histórica foi alcançada após a chegada da sexta FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) ao campo, o navio-plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou sua operação em 15 de fevereiro. Estão instalados no local mais cinco unidades: as plataformas P-74, P-75. P-76, P-77 e Almirante Barroso.
“Esse grande marco de produção é fruto sobretudo do empenho incansável das equipes de diferentes áreas da Petrobras. A companhia está empenhada em produzir de forma sustentável, buscando a aplicação de novas tecnologias. Sabemos da responsabilidade que temos em prover energia para ajudar a mover o país. Por isso, celebramos esse recorde conscientes de que precisamos seguir nessa trajetória, desenvolvendo as nossas reservas e buscando novas fronteiras exploratórias”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Aumento da capacidade à vista
Com a chegada da Almirante Tamandaré, a maior instalação do tipo no Brasil, o potencial do Campo de Búzios aumenta ainda mais. A FPSO chegou ao Brasil em outubro, após deixar, em julho, o estaleiro CMHI na China. A plataforma é a primeira unidade do Brasil com capacidade de produzir até 225 mil barris de óleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
“Com a entrada da FPSO Almirante Tamandaré, nossa expectativa é atingir, em pouco tempo, um novo marco de produção diária em Búzios: 1 milhão de barris. Além disso, para um futuro próximo, com novas unidades previstas, o potencial de produção de Búzios deve chegar a 1,5 milhão de barris por dia até 2030”, explica a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.
Jornada de recordes
O recorde anterior de produção diária no Campo de Búzios havia ocorrido em janeiro de 2024, quando foi alcançada a marca de 782 mil barris por dia. Ao longo do ano passado, o campo registrou o patamar de 750 mil barris diários em mais de 20 dias.
Em março de 2024, Búzios atingiu a marca de produção acumulada de 1 bilhão de barris de óleo. Em 2020, a Petrobras recebeu o Prêmio da OTC (Offshore Technology Conference) pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para tornar viável a produção em Búzios. As soluções de última geração utilizadas aumentaram a eficiência, impulsionaram a produção e reduziram custos da operação do campo de forma consistente. Em setembro, foi iniciada uma nova campanha de levantamento de dados sísmicos em 4D para o campo.
Operado pela Petrobras em consórcio com as empresas CNOOC, CNPC e PPSA, Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. A espessura de seu reservatório tem a mesma altura que o Pão de Açúcar – e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara.
"O marco de 800 mil barris diários é mais um na coleção de recordes de Búzios que muito nos orgulha. Com essa nova marca, e a partir da implantação progressiva do FPSO Almirante Tamandaré, que será a maior unidade do país, começaremos um trabalho de movimentação de nossas equipes para o marco de 1 milhão de barris por dia", afirma Luiz Otávio Schmall dos Santos, Gerente Executivo de Búzios.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: