O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Voluntários da Petrobras oferecem curso gratuito de advocacia corporativa exclusivo para profissionais negros
Com metade das vagas destinadas a mulheres negras, iniciativa busca promover a equidade racial e de gênero no acesso a carreiras jurídicas no setor corporativo
Rafael Pereira
Os voluntários do projeto "Advocacia para todos e todas", no lançamento do programa, nesta quinta-feira (21), no Edisen
Download Os voluntários do projeto "Advocacia para todos e todas", no lançamento do programa, nesta quinta-feira (21), no EdisenAdvogados da Petrobras vão trabalhar como voluntários oferecendo aulas num curso gratuito e online para advogados negros interessados em prestar concursos públicos na carreira jurídica, em especial o concurso para a carreira de Advogado na Petrobras. A iniciativa “Advocacia Empresarial para Todas e Todos” reúne mais de 25 voluntários nessa causa, que desenvolveram o conteúdo com base nos principais temas da advocacia corporativa. Serão oferecidas 100 vagas exclusivamente para profissionais negros, tendo como critérios de seleção a autodeclaração e o número de inscrição da OAB. Metade dessas vagas serão reservadas para mulheres.
Com o objetivo de promover a equidade racial no acesso à carreira jurídica na empresa, o curso é uma iniciativa do Jurídico e da Responsabilidade Social da Petrobras, em parceria com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por grandes empresas e instituições comprometidas com a promoção da diversidade racial no ambiente corporativo e a superação do racismo.
“A iniciativa de implementar uma ação afirmativa no âmbito do Jurídico da Petrobras tem o objetivo de proporcionar mais equidade de oportunidades e representação nos processos seletivos públicos na carreira da advocacia corporativa, estimulando o ingresso e permanência de pessoas negras nessa carreira”, afirma o Gerente-Geral do Jurídico da Petrobras, Sergio Barreira Belerique.
Atualmente, calcula-se que pretos e pardos correspondem a 30% do efetivo da Petrobras, sendo que a maior parte está presente, majoritariamente, nas áreas operacionais. Entre os advogados que atuam na área jurídica da Petrobras, pretos e pardos são 17% dos empregados, proporção menor do que a registrada na população brasileira.
“Essa parceria visa contribuir para combater o racismo e a discriminação, numa iniciativa que se soma a outras para reduzir a desigualdade racial, nas carreiras da Petrobras. O curso também está alinhado ao Programa de Equidade Racial da Petrobras, que prevê o respeito às diferenças, promoção da diversidade e à igualdade de oportunidades de carreira”, complementa o Gerente-Executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel.
"O curso de formação é uma ação importante e corajosa da Petrobras, uma ação intencional que busca impactar a agenda através de uma ação efetiva e genuína, inclusive alinhada com as ações que vem sendo lideradas pelo STF, o qual compreendeu que é necessário além da oportunidade, auxiliar com condições as quais possibilitem aos candidatos preparar-se adequadamente. Os voluntários da Petrobras criaram um programa de ação afirmativa", declara Raphael Vicente, diretor da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
Com duração prevista de 130 horas-aula, o curso será totalmente online e as aulas acontecerão de segunda a quinta, das 19h às 21h, envolvendo conhecimentos da área do Direito, com ênfase em advocacia empresarial, preparando os alunos não só para concursos como o da Petrobras, mas também para outras oportunidades de carreira no setor corporativo.
A inscrição dos alunos será feita por meio de formulário disponibilizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que também fará a seleção dos alunos e fornecerá a plataforma online para as aulas. Por sua vez, o curso será ministrado pelos voluntários da Petrobras, que também vai fornecer o certificado para os alunos que concluírem.
Os interessados podem se inscrever através do link https://forms.gle/vntiQoLCvhe6MpP39, e o início das aulas está previsto para 15 de abril.
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: