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Últimos dias para participação na Seleção Pública Petrobras Cultural movimentam produtores de todo o país
Inscrições se encerram nesta quarta-feira, dia 10/04
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A Petrobras espera que todos os projetos participantes tenham ações afirmativas de diversidade e estimula a economia criativa
Download A Petrobras espera que todos os projetos participantes tenham ações afirmativas de diversidade e estimula a economia criativaOs próximos dias serão decisivos para produtores culturais de todo o país, que buscam oportunidade de patrocínio para realizar seus projetos. Terminam dia 10 de abril as inscrições da Seleção Petrobras Cultural 2024, que vai investir R$ 250 milhões em todo Brasil. Cada região do país deve receber pelo menos 15% desses recursos contemplando propostas que atendam aos eixos previstos do Programa Petrobras Cultural: Festivais e Festas Populares, Ícones da Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital, Produção e Circulação.
Os projetos contarão com recursos da Lei Roaunet ou Lei do Audiovisual, porém não precisam estar inscritos nas mesmas para participar da Seleção. Devido a parceria com o Ministério da Cultura, os produtores que forem selecionados terão tempo hábil para se inscrever na lei de incentivo que utilizarão após divulgado o resultado. São esperados projetos como programação de espaços culturais, espetáculos artísticos, exposições, produção de filmes, manutenção de grupos artísticos, conteúdos digitais, festivais de temáticas diversas, festividades tradicionais, num total de 10 tipos diferentes de oportunidades.
Todos os projetos devem ter ações de valorização da diversidade e da economia criativa. A expectativa da comissão organizadora é que o edital incentive grupos e temáticas com menos oportunidades nas artes e também estimule a criação de redes para produção de bens e serviços criativos sustentáveis.
“Além de várias novidades, esta seleção contém dispositivos para maior equilíbrio do investimento cultural em todo os estados brasileiros e para valorização de projetos com o protagonismo de mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+s e outros grupos historicamente sub-representados”, afirma a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.
A Seleção Pública Petrobras Cultural foi bem recebida por produtores, que se sentiram contemplados com os critérios e oportunidades do edital. O Ministério da Cultura e a Petrobras promoveram encontros presenciais e online para tirar dúvidas que tiveram a participação de produtores de cinema, música, artes cênicas e festas populares. Durante uma reunião com artistas afrodescendentes no Rio de Janeiro, a cantora Maria Ceiça disse que estava feliz em se reunir com pessoas empenhadas em dar visibilidade a todas as formas de expressão da cultura brasileira. O produtor de cinema Luiz Antônio Pilar destacou a oportunidade de equilibrar a deficiência de investimentos e proporcionar a inclusão de pretos e pretas.
As propostas devem ser enviadas a partir da plataforma que pode ser acessada no site da Petrobras. O resultado do processo seletivo deverá ser divulgado em julho nos canais de comunicação da empresa e através de e-mail aos candidatos.
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