Transição energética justa e Margem Equatorial são destaques de fórum promovido pela Petrobras no Maranhão

Evento reúne presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e governadores de estados do Norte e Nordeste

Postado em 15/03/2024

Texto copiado!

Um dos temas prioritários para a Petrobras, a transição energética justa será um dos focos do fórum “Transição Justa e Segurança Energética”, promovido pela Petrobras nesta sexta-feira (15/3) na capital maranhense, São Luís. Organizado em parceria com o Consórcio Amazônia Legal e o Governo do Estado do Maranhão, o evento reúne autoridades e especialistas com o objetivo de debater a transição energética responsável, que não exclui os menos favorecidos da equação, além de temas relacionados à garantia do fornecimento energético, autossuficiência na produção de petróleo e gás no país e perspectivas de atuação na Margem Equatorial brasileira.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participará da abertura e do encerramento do evento, em conjunto com governadores do Consórcio Amazônia Legal. Essa organização é formada pelos estados: do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os governadores do Maranhão, Carlos Brandão; Pará, Hélder Barbalho - que preside o consórcio Amazônia Legal; e do Amapá, Clécio Luís, são presenças confirmadas no fórum.

“Estamos olhando para as novas energias, sem abrir mão da produção de petróleo, pois todos os cenários futuros indicam que o planeta precisará do petróleo por muito tempo. Vamos fazer a transição energética justa de forma gradual, responsável e crescente, buscando a diversificação. Estamos produzindo energia acessível para as pessoas, descarbonizando nossas operações e usando nosso conhecimento técnico para entrar em novos negócios de baixo carbono. As perspectivas apontam que a Margem Equatorial será fundamental nessa transição, tanto sob o aspecto de novas reservas como na descarbonização das operações”, afirma Jean Paul Prates.

Para atingir os objetivos descritos pelo presidente, a Petrobras continua as suas atividades de pesquisa de petróleo na Margem Equatorial, faixa da costa que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte. A companhia perfurou na Bacia Potiguar, o poço de Pitu Oeste, no Rio Grande do Norte, bem como iniciou a perfuração do poço Anhangá, no mesmo estado. O Ibama concedeu o licenciamento para essas duas perfurações. O Plano Estratégico2024-2028+ da Petrobras prevê investimentos de US$ 3,1 bilhões destinados às atividades na Margem Equatorial, onde a companhia deve perfurar 14 poços nos próximos cinco anos.

Joelson Mendes, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, participa do fórum com a palestra “Atuação da Petrobras nas Bacias Norte e Nordeste”. Em sua apresentação ele detalhará que o foco da pesquisa da Petrobras está nas novas fronteiras de óleo e gás. “Estamos em busca de uma nova geração de campos, que possam produzir e garantir a segurança energética do país, como avaliamos ser possível na Margem Equatorial, onde pretendemos contribuir para a inovação, ciência e tecnologia na região. Além disso, faremos investimentos que resultarão na geração de emprego e renda para a população local”, declarou Joelson.

Outro ponto alto da programação será a palestra da gerente geral de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em E&P, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Roberta Mendes, com o tema “Geração de conhecimento, preservação e conservação da floresta e de ambientes sensíveis”. Roberta abordará o histórico de pesquisas científicas da Petrobras na Margem Equatorial. Uma das frentes nessa área são expedições científicas com o objetivo de ampliar os dados e informações sobre características da região. Uma dessas expedições será iniciada no fim de março e será formada por pesquisadores da Petrobras, do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e de 12 universidades de estados que compõem a região geográfica da Margem Equatorial (MEQ) e mais duas do Sudeste, que viajarão a bordo do navio Vital de Oliveira, da Marinha Brasileira.

A programação do fórum incluirá ainda palestras sobre temas como novas fronteiras de produção de petróleo e gás em bacias terrestres do Norte e Nordeste, geração de emprego e renda, e impactos socioeconômicos da produção de óleo e gás na Margem Equatorial e a coexistência de energias fósseis e renováveis. O fórum acontecerá ao longo da manhã e tarde desta sexta-feira, na área de eventos do Blue Tree Towers, em São Luís, Maranhão.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: