O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Sessão solene no Congresso Nacional celebra 70 anos da Petrobras
Aos 96 anos, funcionária pioneira foi homenageada pelo presidente Jean Paul Prates
Foto: Roque de Sá - Agência Senado
A Petrobras foi homenageada pelos 70 anos de criação, nesta quarta-feira (04), com uma sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília. Participaram da comemoração, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; a diretoria executiva; o presidente da Mesa e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG); o requerente da homenagem, o deputado federal José Guimarães (PT/CE); o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Mina e Energia e conselheiro da Petrobras, Pietro Mendes, que representou o ministro, Alexandre Silveira; o coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dayvid Barcellar; e demais representantes do poder público, de embaixadas e autoridades.
“É simbólico estar aqui no Congresso Nacional, em uma das mais importantes cerimônias de celebração dos 70 anos da Petrobras. Esta é a Casa do povo e é pelo povo brasileiro que a gente celebra as sete décadas de trajetória da Petrobras, empresa que nasceu e existe para garantir que a energia chegue de ponta a ponta deste país”, afirmou Jean Paul Prates. “Estamos batendo recordes: o fator de utilização das nossas refinarias está em 94%, a empresa tem mais de 40 mil trabalhadores, 130 mil prestadores de serviço, 800 mil acionistas. Essa empresa ganhou valor de mercado em mais 45% desde que nós assumimos, em dólar, considerando o dividendo que foi pago, seria 62% de valorização, atingindo, hoje, mais de R$470 bilhões”, comemorou o presidente da estatal.
Uma das principais medidas da Petrobras é a descarbonização de processos e produtos da companhia, além da promoção da transição energética justa para todos, como liderança na América Latina. Entre os projetos, estão os combustíveis sustentáveis, eólica offshore, hidrogênio verde e outras soluções de baixo carbono, com o objetivo de intensificar o uso de novas fontes de energia mais limpas e renováveis.
O senador Rodrigo Pacheco, que fez questão de presidir a sessão, parabenizou a Petrobras e falou sobre a capacidade que a estatal possui e a confiança que inspira. “Os feitos da Petrobras já são impressionantes. Como é sabido, a empresa já uma das petrolíferas mais descarbonizadas do mundo. Mas nós sabemos que ela pode ainda mais e aguardamos com expectativa os próximos passos desta caminhada, manifestando nossa plena confiança à diretoria, aos seus Conselhos e, fundamentalmente, a aqueles que são essência e a alma da empresa, os trabalhadores”, disse o presidente do Congresso Nacional.
Pioneira homenageada
Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem feita à pioneira da Petrobras Maria Leny Oliveira Vieira, 96 anos, pelo presidente Prates, que entregou um buquê de girassóis. Maria Leny representou todos os pioneiros da empresa.
Engenheira civil, Maria Leny entrou na empresa em 1958, na Bahia, como a empregada 003. Depois, assumiu a chefia da área administrativa de toda a Petrobras no estado. Após 33 anos, ela se aposentou em 1991.
Celebração dos 70 anos
Em comemoração à data, a Petrobras promove diversos eventos pelo Brasil. Na data do aniversário, 03 de outubro, foi realizada cerimônia no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, cidade-sede oficial da Petrobras.
Ainda ocorrerá festividades em Salvador/BA, no dia 06 de outubro, onde houve a descoberta dos primeiros poços de petróleo. A cerimônia terá a participação dos empregados da companhia e autoridades locais.
Fotos
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: