O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.
Presidente da Petrobras participa de conferência do Future Investment Initiative na Arábia Saudita
Jean Paul Prates falou como Petrobras e o Brasil podem contribuir na construção de um futuro sustentável para as próximas gerações
Foto: Agência Petrobras
Presidente da Petrobras participa de conferência do Future Investment Initiative na Arábia Saudita
Download Presidente da Petrobras participa de conferência do Future Investment Initiative na Arábia SauditaO presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi um dos destaques desta quarta-feira (25/10) da 7ª edição da conferência do instituto Future Investment Initiative (FII), que acontece até a amanhã (26/10), em Riad, capital da Arábia Saudita. Com o tema “Intelligent Urbanization” (Urbanização Inteligente), moderado por Nik Gowing, fundador e codiretor da Think the Unthinkable, Prates foi um dos palestrantes ao lado de nomes de executivos de grandes empresas de inovação como Nadhmi Al-Nasr, CEO da NEOM; Patrice Caine, presidente e CEO do Grupo Thales; e Andrew Macdonald, vice-presidente sênior de mobilidade e operações da Uber.
O evento discute os desafios das empresas e da sociedade num contexto de revolução energética e por isso a busca global por uma equação equilibrada e sustentável torna-se mais urgente. Segundo a International Energy Agency (IEA - Agência Internacional de Energia), a energia renovável representou 29% da produção total de energia global em 2022, um número que deverá aumentar para 35% em 2025.
A discussão proposta no evento é saber como as empresas podem navegar neste cenário de transição energética sem comprometer o desenvolvimento econômico ou a estabilidade ambiental. É nesse cenário que a Petrobras, maior empresa de energia da América Latina, representando o Brasil, uma das maiores potências energéticas do mundo, entra nesse debate como protagonista entre as lideranças mundiais do segmento.
“Empresas de energia como a Petrobras são cruciais para promover as devidas mudanças em direção a um futuro mais sustentável, convergindo a preocupação com o meio ambiente e a atenção às pessoas, porque somente assim conseguiremos uma transição energética justa e inclusiva”, defendeu o presidente Jean Paul Prates.
Segundo Prates, os países em desenvolvimento também devem buscar soluções inteligentes para promover a transição. “É preciso equilibrar os investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, estabelecendo assim uma linha de partida dentro do próprio contexto dos nossos países e contribuindo de acordo com nossas possibilidades”.
“O tema da urbanização inteligente representa uma oportunidade de contribuição do nosso setor, especialmente em relação à necessidade de integrar os países em desenvolvimento nos esforços de descarbonização, com um transporte público integrado, uso de fontes de energia renováveis e desenvolvimento de projetos que promovam melhoria da saúde e qualidade de vida”, afirmou o presidente.
O instituto Future Investment Initiative (FII) é uma fundação global sem fins lucrativos dirigida pelo Fundo de Investimento Público soberano da Arábia Saudita. Existe desde 2017 e tem por finalidade reúna as pessoas e empresas para investir e discutir sobre soluções mais promissoras para o mundo, com foco em quatro áreas críticas: Inteligência Artificial (IA) e Robótica, Educação, Saúde e Sustentabilidade.
Fotos
Downloads
Você pode se interessar por
Navegue nas Seções:
Escolha um Canal:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: