Petrobras de Portas abertas reúne mais de 1.300 corredores em Macaé

Atleta olímpica Milena Titoneli, integrante do Time Petrobras, entregou medalhas aos vendedores

Postado em 07/04/2024

Texto copiado!

A segunda etapa da programação Petrobras de Portas Abertas aconteceu neste domingo (7), de 08 às 09h, na Praia Campista - Macaé, com o Circuito Petrobras de Corrida e Caminhada, que faz parte do Projeto Ativa Petrobras e foi criado com o objetivo de incentivar empregados, prestadores de serviço e familiares a terem um estilo de vida ativo, promovendo saúde e bem-estar. 

Antes da largada, às 06:30h, os colaboradores tiveram aula de aquecimento com o professor de educação física, Mauricio Wit, que também orientou todos os colaboradores.

Corredores participam de aula aquecimento antes da competição /Foto: Petrobras

 

Foram seis modalidades disputadas, incluindo as crianças: kids (de 5 a 7 anos), infanto-juvenil (de 8 a 10 anos), juvenil (de 10 a 14 anos) e adulto de 3km, 5km ou 7km. 

Nesta edição, 1.323 (um mil e trezentos e vinte e três) inscritos participaram da iniciativa, que contou com um percurso de 5km entre as praias Campista e Cavaleiros. 

O primeiro a completar o circuito, foi o colaborador Ramon Machado Junqueira, que percorreu os 5 quilômetros em aproximadamente 19 min. Funcionário da Petrobras há 8 anos, Ramon destaca a importância dessa iniciativa da empresa.

“É uma iniciativa de extrema necessidade para todo funcionário. É importante destacar a necessidade de praticar atividade física, isso muda tudo na vida de alguém. É muito importante a empresa chegar junto, motivando. Através disso, estamos criando grupos de corrida que estão mudando a vida de muitos colaboradores”, destacou o campeão.

Os vencedores do circuito foram recebidos pela atleta Milena Titoneli - primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro na categoria 67kg nos Jogos Pan-Americanos. Milena também destacou a iniciativa da Petrobras em incentivar a prática de atividade física entre seus colaboradores e afirmou que essa prática ajuda também na produtividade dos funcionários. 

“É uma iniciativa totalmente certa. Saúde e esporte é vida, essa iniciativa é umas das melhores coisas que a Petrobras poderia fazer pelos seus colaboradores, pois assim a empresa está contribuindo para que estejam sempre saudáveis”, pontuou Milena.

No momento da premiação, o Diretor de E&P, Joelson Falcão Mendes, cumprimentou, parabenizou e agradeceu a todos os colaboradores presentes. 

“É muito bom ver tantos colegas participando, se desafiando e se divertindo! E também ver as famílias acompanhando, as crianças fazendo a corrida delas ou caminhando ao lado dos pais! Eu completei mais uma corrida, estou aqui muito feliz de ter compartilhado esse momento com vários colegas de trabalho. Essa atividade - que faz parte do projeto ATIVA PETROBAS - é a primeira corrida e caminhada de 2024. Este ano teremos mais 12 corridas em diversas cidades do país”, declarou.

Em seguida, Marcelo Barbosa, Gerente Geral da Saúde Interino, falou sobre a semana da saúde na Petrobras e como esse evento ajuda no alcance de novos resultados a empresa.

“Hoje, 07 de abril, é comemorado o DIA Mundial da Saúde e Macaé teve o privilégio de abrir oficialmente a SEMANA DE SAÚDE DA PETROBRAS com esse lindo evento. Este ano o tema da Semana de Saúde é ENERGIA PRA VIVER MAIS. Atualmente vivemos por mais tempo do que em qualquer outro momento da história. A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021-2030 a Década do Envelhecimento Saudável. A longevidade saudável é um tema de extrema importância no cenário atual, em que a busca por bem-estar é uma prioridade para muitos”, pontuou.

A atleta Milena Titoneli também recebeu os vencedores para a premiação junto com o Gerente Geral da unidade de negócios de exploração e produção da Bacia de Campos, Alex Murteira. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura de Macaé, Polícias Civil e Militar, e Corpo Bombeiros, pela parceria.  Alex Murteira encerrou o evento agradecendo também a todos os colaboradores que fizeram com que essa importante iniciativa acontecesse. 

Atleta participou de encontro na sede da Petrobras de Imbetiba, em Macaé, no sábado 

No sábado (06/04), Milena Titoneli participou de uma roda de conversa na Base de Imbetiba. Para abrir o encontro, o gerente geral da unidade de negócios de exploração e produção da Bacia de Campos, Alex Murteira Celem, deu boas-vindas aos convidados e destacou os 50 anos da descoberta da grande Bacia de Campos.

“É com muita emoção que damos boas-vindas ao Encontro Petrobras de Portas Abertas com uma atleta Olímpica em Macaé, especialmente neste ano em que completamos 50 anos de descoberta da grande Bacia de Campos, um marco que nos permitiu liderar o desenvolvimento de soluções para a produção em águas cada vez mais profundas", declarou Alex Murteira.

Milena Titoneli e Shiro Matsuda em roda de conversa na Petrobras de Imbetiba / Foto: Moisés Bruno

Também participaram do encontro a jornalista e mediadora Andreia Freitas e o Senhor Shiro Matsuda, que chegou ao Brasil no ano de 1960 num dos últimos navios migratórios de mão de obra agrícola japonesa e em 1966 tornou-se um dos pioneiros do esporte, trazendo o judô para o interior do estado junto com seu amigo de infância Yamaguchi. Matsuda hoje, ultrapassa 50 anos como “Judo Sensei” - Professor de Judô. Matsuda destaca a importância e orgulha de hoje, termos atletas brasileiros representando o país no exterior.

“Moro no Brasil há mais de 60 anos e confesso que é muito gratificante ver nossos alunos nos representando fora do país. Isso representa a evolução do esporte não só no Brasil em Macaé", pontuou Matsuda.

Para completar a roda de conversa, a Petrobras recebeu o também atleta de taekwondo, Abhel Gomes Barcelos de Souza. Mestre faixa preta 4º Dan, o macaense Abhel iniciou no taekwondo ainda na infância, no ano de 1994. 

Abhel também é árbitro pela Federação Brasileira de Taekwondo e iniciou como árbitro pela Federação em 2011.

“Agradeço toda equipe da Petrobras por proporcionar esse momento tão enriquecedor. Aos líderes de projetos, peço que não desistam jamais, pois se pararmos no meio do caminho, acabamos também com sonhos de muitos jovens, essa é a mensagem que deixo”, disse o atleta. 

Com tema: Vida com Esporte – motivação, consistência e superação, a roda de conversa foi um momento de reflexão sobre a importância do esporte para promoção de qualidade vida. 

Com a expressão “lute como uma garota”, Milena, que é considerada uma revelação no taekwondo, abordou elementos de sua rotina, o que motivou a prática do esporte. Ela destacou também a importância do esporte como um agente de transformação social. 

Sobre a representatividade da Petrobras na carreira, Milena abordou o sonho de participar do time Petrobras, o que aconteceu após as olimpíadas de Tokio. 

A atleta também destacou que a Petrobras é sua maior incentivadora, o que fez toda diferença para que as olimpíadas de Paris fosse uma realidade em sua vida. 

A mediadora abriu espaço para perguntas da plateia que, contou com Alunos do Instituto Acesso, Instituição sem fins lucrativos, dirigida pelo Mestre Adão há 25 anos e atende cerca de mil jovens em MACAÉ, com aulas gratuitas de de jiu-jítsu. 

Alunos do Colégio Municipal do Sana e Raul Veiga em Glicério, também estiveram presentes.

A Petrobras patrocina 45 atletas e paratletas, vindos das mais diferentes cidades brasileiras, que contam com a parceria da empresa nos seus desenvolvimento e na preparação para resultados cada vez melhores, para assim como Milena Titoneli, representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris de 2024.

Após o bate papo foram realizadas visitas guiadas às salas inteligentes de controle remoto (COI – Centro de Operações Integradas e CGOR - Centro Geológico de Operação Remota e Automação), onde os visitantes puderam acompanhar parte do trabalho interno de acompanhamento das operações das plataformas de petróleo da Bacia de Campos. 

A atleta é detentora de vários títulos. Em 2018, Milena Titoneli ficou com a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano em Spokane, nos Estados Unidos. Em 2019, outro bronze no Campeonato Mundial em Machester, na Inglaterra; medalha de ouro no mesmo ano nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru; em 2022, mais uma medalha de bronze, desta vez no Campeonato Mundial em Guadalajara.

Os três primeiros colocados das etapas foram: 

MASCULINO 5km

1 Ramon Machado Junqueira
2 Ariel Roberth Longo
3 Israel Gripp Schottz

FEMININO 5km

1 Werika Dias Fani de Oliveira
2 Laís Romeiro Sarruf de Alemida
3 Rosa Padilha

MASCULINO 7KM

Rafael Fernandes da Costa
Bruno Tillmann Camara Ribeiro
Victor Hugo de Oliveira da Silva
Marsol Bandeira Antunes
Denis Rosa da Silva Angra

FEMININO 7KM

Giordania Gomes Campos
Lediana Carvalho de Aquino
Beatriz Alaíde de Souza Assef
Nathalia De Abreu campos
Milena Bichara Barcelos de Souza

Todos os inscritos receberam kit contendo camisa, boné, squeeze e sacola. Cada colaborador da Petrobras pôde inscrever até dois familiares e todos contribuíram com alimentos não perecíveis, que contabilizou 4 toneladas. 

Como parte do evento, será realizada uma ação solidária de doação dos alimentos arrecadados a instituições atendidas pelo Programa Petrobras de Voluntariado. 

O Circuito Petrobras de corrida e caminhada também terá sua edição em Vitória(ES), Araucária (PR), Betim (MG), Canoas (RS), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínea (SP), Recife (PE), Santos (SP), São José dos Campos (SP), entre outras.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: