Árvore do Rio será iluminada com energia de diesel com conteúdo renovável desenvolvido pela Petrobras

Postado em 27/11/2025

Texto copiado!

Após cinco anos, a Árvore do Rio está de volta à Lagoa Rodrigo de Freitas. Além do patrocínio da Petrobras, o projeto traz, na edição de 2025, uma iniciativa inédita. A energia que ilumina a árvore será fornecida por geradores que utilizam o Diesel R, combustível desenvolvido pela Petrobras com 10% de conteúdo renovável, além da parcela obrigatória de 15% de biodiesel. Reconhecida como símbolo do Natal no país, a estrutura será acesa no dia 6 de dezembro.

Produzido a partir de matérias-primas de origem vegetal e animal, o Diesel R pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em sua fração renovável. A comercialização do Diesel R da Petrobras para o fornecimento de energia demonstra o compromisso do projeto com a transição energética justa, contribuindo para um futuro mais sustentável.

“Ver a Árvore iluminada por energia gerada a partir de um combustível com parcela renovável, de tecnologia própria, nos orgulha. O Rio de Janeiro tem um significado especial para a Petrobras e, ao patrocinarmos o projeto, nos aproximamos da população carioca, além dos turistas, e reforçamos nosso compromisso com a inovação e com soluções energéticas que contribuem para a sustentabilidade”, destaca a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Com 60 metros de altura, a estrutura contará com 20 quilômetros de iluminação e permanecerá acesa diariamente até 6 de janeiro de 2026, sempre a partir das 19h. O projeto artístico inclui desenhos associados ao período natalino e uma constelação com estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal, em referência à diversidade nacional.

Criada em 1996, a Árvore do Rio se consolidou como uma das principais celebrações do calendário cultural da cidade. Em sua última edição, em 2019, reuniu cerca de 400 mil visitantes ao longo do período de exibição.

Inauguração

A Árvore do Rio será iluminada no dia 6 de dezembro. A cerimônia de abertura contará com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, em palco montado próximo ao Lagoon. Telões de alta definição também estarão em dois pontos estratégicos — Parque dos Patins e Parque do Cantagalo — para que as pessoas em outros espaços da Lagoa possam acompanhar a celebração.

A Árvore prestará também uma emocionante homenagem a um dos maiores símbolos da cidade, o Cristo Redentor. Um tótem com um botão verde gigante estará instalado no Lagoon. Ao ser acionado, ele ativa canhões de luz instalados na base da Árvore, que iluminarão o Cristo. Em seguida, diferentes pontos da região ao redor da estrutura serão iluminados, abraçando a cidade e o Brasil. Logo na sequência, a árvore é acesa. A cada dia, uma pessoa ou um grupo será convidado para essa missão de acender as luzes, reforçando o caráter democrático dessa grande festa.

Estão programadas diversas ativações especiais envolvendo o público que for visitar a Árvore do Rio. A ideia é oferecer diversão para toda a família e ações que integrem grupos de amigos:

Casa do Papai Noel – Parque do Cantagalo

O espaço mais esperado pelas crianças estará aberto para fotos gratuitas. Sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28/12 (com horários especiais nos dias 24 e 25/12).

Presentes, Música e Gastronomia – Lagoon

O Lagoon receberá uma Feira de Natal com curadoria de Robert Guimarães e Fernando Molinari, idealizadores da Babilônia Feira Hype, com uma seleção de expositores de Moda, Decoração, Artesanato e Bem-estar, oferecendo opções criativas de presentes. Haverá ainda uma área de food trucks. Um palco contará com programação musical aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28/12. Entre as atrações, estão o cantor Diogo Nogueira, o músico Renato Borghetti e a companhia de dança Focus.

Notas

Downloads

Texto desta matéria

Download do texto

Fotos desta matéria

Download das fotos

Vídeos desta matéria